Projeto ministrará atividades de educação ambiental em escolas do litoral de SC

Encontros e formações ocorrerão no segundo semestre, em nove municípios

por Natália Uriarte Vieira | 03/07/2019

O projeto de extensão “Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero", da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), ministrará no segundo semestre, uma série de formações e encontros de educação ambiental em escolas estaduais de nove municípios do litoral de Santa Catarina. O trabalho foi discutido, na última semana, entre representantes da Universidade e da Secretaria de Estado da Educação que, na oportunidade, consolidaram a parceria.

2019-07-03- Reunião Educação para Transformação - Secretaria Educação.jpg
 A reunião ocorreu na Univali, Campus Itajaí, entre a professora Márcia Gilmara Marian Vieira, coordenadora do projeto de extensão, e Raque Fabiane Mafra Orsi, da Supervisão da Gestão Escolar do Núcleo de Educação Ambiental, vinculado à Coordenadoria Regional de Educação (17º CRE) da Secretaria do Estado da Educação. No encontro, determinou-se o cronograma do trabalho, que contemplará os municípios de Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Itapema, Itajaí, Navegantes, Penha e Porto Belo. Haverá oficinas de compostagem e construção de hortas socioeducativas, nas escolas.

As primeiras atividades estão agendadas para o dia 13 de agosto, com oficinas sobre elaboração de composteira de leira, nos municípios de Itajaí e Balneário Camboriú. No dia 11 de setembro, as oficinas acontecerão em Navegantes e Bombinhas. A programação com as atividades nas escolas das demais cidades será divulgada em breve.

De acordo com a coordenadora do projeto da Univali, a ideia é que, a partir desse trabalho, os resíduos dos refeitórios das escolas não sejam mais destinados para o lixo ou aterro, e sim para as composteiras. “Desta forma, haverá diminuição dos impactos ambientais negativos, economia com transporte, deixando de emitir gás carbônico e emissão de gases pelo acúmulo de resíduos, além de proporcionarmos vivências práticas e formações educativas para crianças e adolescentes. Também contribuiremos com a soberania e segurança alimentar dos estudantes, professores e funcionários dos diferentes pólos atendidos, devido a possibilidade da produção de alimentos nas hortas socioeducativas", comenta a professora Márcia.

“Educação para Transformação"

As iniciativas do “Educação para Transformação", vinculado à Escola do Mar, Ciência e Tecnologia e à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, estimulam a produção de cultivos orgânicos com atividades que englobam o cultivo sem o uso de agrotóxicos por meio de metodologias e práticas de agroecologia e da agrofloresta, para aplicação de uma agricultura sustentável. As oficinas desenvolvidas pelo projeto também promovem a autonomia e o empoderamento das mulheres agricultoras e participantes por meio do conhecimento e aprendizado compartilhados.