Projeto de reciclagem é desenvolvido no Colégio de Aplicação Univali

Alunos aprendem a cuidar do meio ambiente reutilizando materiais

por Carolina Schuch - estagiária jornalismo | 26/09/2018

Balneário Camboriú - O Colégio de Aplicação Univali (CAU), Campus Balneário Camboriú, desenvolve o projeto ambiental “Preservação e reutilização: isso também se ensina na escola”, que estimula a reflexão e participação dos estudantes em iniciativas para formação de cidadãos mais conscientes do seu papel ecológico. A atividade é aplicada desde o ano passado, e conta com a colaboração de todos os alunos.

Por meio do conhecimento dos danos causados ao meio ambiente pelo destino incorreto de lixo e resíduos, a professora Magali Mary de Lara Feldmann, organizou a iniciativa que utiliza garrafas de politereftalato de etileno (PET) e madeiras reutilizadas para elaboração de vassouras recicladas. “A ideia surgiu em função do aumento da utilização de garrafas PET pela sociedade, e o grande volume de descarte inadequado nos ambientes naturais, onde o material pode levar mais de 100 anos para se decompor”, comenta a idealizadora do projeto.

vassouraaa.jfif

Os alunos do CAU arrecadam as garrafas em suas vizinhanças, estimulando o trabalho em equipe e conscientizando sobre a importância da participação de todos em benefício ao meio ambiente. Este tipo de ação é integrado à comunidade educativa visando à formação ecológica dos alunos, por meio da compreensão sobre a exploração dos recursos naturais não-renováveis do planeta.

As alunas Jenifer Oliveira da Silva e Vitória Caroline Mader, do Ensino Médio, foram as escolhidas no processo seleção para integrarem o projeto. Orientadas pela professora, elas utilizam o Laboratório de Materiais e Modelo (LAMO), do Campus Balneário Camboriú da Univali, para transformar os materiais rejeitados em objetos que ainda possam servir. A produção é pequena e artesanal, e as vassouras são utilizadas pelos funcionários da limpeza do próprio campus.

labvas.jfif

Mais informações: (47) 3261-1310, no Colégio de Aplicação Univali, Balneário Camboriú