Itajaí - O trabalho “Design de jogos por crianças na escola inclusiva: desenvolvimento de imaginação e criatividade", das professoras Adriana Gomes Alves e Regina Célia Linhares Hostins, do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi selecionado para o júri final do Zero Project Awards. Dos 469 projetos submetidos à iniciativa internacional, 169 práticas e 24 políticas chegaram à lista. Do Brasil, seis projetos estão entre os selecionados, entre eles os de autoria das docentes da Univali.
O Zero Project, da Essl Foundation – Áustria, a cada ano encontra e compartilha projetos inovadores que visam a melhoria da vida da pessoa com deficiência. Esse ano a temática é educação. Todos os projetos selecionados serão convidados a participar da Zero Project Conference 2020, que ocorrerá nos escritórios das Nações Unidas, em Viena, na Áustria. A votação final está em andamento e determinará os premiados desta edição. Serão escolhidas cerca de 75 práticas e 10 políticas para destaque no Relatório Anual e apresentação na conferência da iniciativa.
O projeto das professoras da Univali, fruto das teses de doutorado da Adriana Gomes Alves e da Karla Demonti Passos Cathcart, orientadas pela professora Regina, apresenta o desenvolvimento de jogos digitais como abordagem para o desenvolvimento intelectual e a criatividade, na perspectiva da inclusão de crianças com deficiência intelectual. Desenvolvido inicialmente na Escola Básica Gaspar da Costa Morais, no município de Itajaí (SC), atualmente está em prática no Grupo Escolar Carlos de Paula Seara e no Colégio de Aplicação da Univali (CAU), ambos também de Itajaí. O projeto conta com aproximadamente 50 estudantes do 4º ano do Ensino Fundamental, entre eles estudantes com deficiências.
A lista completa dos selecionados está disponível em https://zeroproject.org/shortlisted-projects/.
Sobre as autoras
Adriana Gomes Alves é doutora em Educação, mestre em Engenharia de Produção e bacharel em Ciência da Computação. É professora e pesquisadora da Univali, nas áreas de Ciência da Computação, Educação, Engenharia de Computação e Design de Jogos. Coordena o Laboratório de Design de Interação e, desde 2018, integra o quadro de docentes do PPGE da Univali. Sua tese de doutorado foi premiada como melhor tese no concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação - Sociedade Brasileira de Computação e recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2018
Regina Celia Linhares Hostins é doutora e mestre em Ciências da Educação. Realizou Pós-doutorado no Institute of Education, University of London, na Inglaterra, no campo da Sociologia da Educação. É diretora de Educação da Univali, professora e pesquisadora do PPGE. Coordena o grupo de Pesquisa Observatório de Políticas Educacionais. Orientou a tese de doutorado de Adriana e também foi premiada no concurso Alexandre Direne de Teses, Dissertações e TCCs em Informática na Educação - Sociedade Brasileira de Computação.
Mais informações: (47) 3341-7516, no Programa de Pós-Graduação em Educação da Univali.