Projeto com mulheres agricultoras vence o ADVB/SC 2017

Programa realizado pela Univali, em Itajaí, foi destacado na categoria "Preservação Ambiental"

por Wagner José Mezoni | 26/06/2017

Itajaí - Pelo terceiro ano consecutivo, a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está entre os vencedores do Prêmio Empresa Cidadã da Associação dos Dirigentes de Vendas e Marketing do Brasil, em Santa Catarina (ADVB/SC).

Paulo H Carvalho/Ascom Sead

Neste ano a Universidade é destacada na categoria Preservação Ambiental, com o case: "Educação para transformação: mulheres agricultoras de Itajaí no processo de transição agroecológica".

O programa já beneficiou cerca de 100 famílias de agricultores de Itajaí promovendo educação popular em saúde, meio ambiente, e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar estimulando a participação cidadã como estratégia de mudança e autonomia.

Márcia Gilmara Marian Vieira, coordenadora do programa, conta que ele surgiu da necessidade de transformação dos saberes das mulheres agricultoras para a construção de conhecimentos agroecológicos como processo de transição para agricultura sustentável.

Ele foca no fortalecimento e consolidação da agroecologia que privilegie a sustentabilidade com sistemas produtivos orgânicos, desenvolvimento de atividades de educação continuada e transição do sistema convencional para sistemas de produção agroecológicos.

Além da categoria de preservação ambiental, o prêmio Empresa Cidadã ADVB/SC, reconhece, em sua 19ª edição, as iniciativas bem-sucedidas em responsabilidade social, nas áreas de participação comunitária e desenvolvimento cultural. O evento de premiação ocorre no dia 20 de julho, às 19h, no Hotel Lang Palace, em Chapecó.

Além do Prêmio ADVB/SC, o programa receberá, ainda, o Prêmio Destaque na cerimônia de certificação do Selo Social 2016/2017, de Itajaí, que ocorre na sexta-feira, 9, de julho, às 19h30, no Maria's Itajaí.

Outras informações: (47) 3341-7712, com Márcia Gilmara Marian Vieira, coordenadora do projeto.