Projeto Brincante promove brincadeiras tradicionais da infância

Professores e acadêmicos de Pedagogia atuam em escolas e outros espaços de pertencimento da criança

por Natália Uriarte Vieira | 27/11/2017

Santa Catarina – Pular corda e amarelinha, passar anel e brincar de estátua. Quem nunca se divertiu com estas brincadeiras? A proposta do projeto de extensão Brincante, vinculado ao curso de Pedagogia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) consiste em promover e resgatar estas brincadeiras tradicionais, em escolas, hospitais, abrigos e espaços de pertencimento da criança.

Um grupo de alunos do Grupo Escolar Carlos de Paula Seara participou de atividades do projeto, em uma manhã de novembro, no espaço aberto em frente ao Centro de Vivência da Univali, no Campus Itajaí. "Sou apaixonada por esse projeto e a proposta vem de encontro ao nosso planejamento. Nas minhas aulas eles participam de atividades de movimento e brincadeiras populares.  Trazê-los neste ambiente é permitir o aprendizado além dos muros da escola", comenta a professora de Educação Física do Grupo Escolar, Cristiane Heusi.

O projeto nasceu em 2015 e contempla rodas de conversa sobre os direitos da criança; circuito de brincadeiras, oficina de construção de brinquedos para crianças e adultos; e formação de professores e futuros docentes. As atividades ocorrem semanalmente, em organizações dos municípios localizados entre Balneário Piçarras e Florianópolis (SC) e nos campi da Universidade.

2017-11-27-Brincante2.png

A coordenadora do projeto, Maria Fernanda d´Ávila Coelho, defende que toda criança é um ser brincante, que precisa ser estimulado e orientado: "É preciso que um adulto ou uma criança mais velha promova essa interação e ensine os pequenos a brincarem. A brincadeira tradicional, de rua, de roda, permite o desenvolvimento corporal, saudável e a socialização", defende.

A professora Sandra Cristina Vanzuita da Silva, do curso de Pedagogia, fala que o Brincante reforça as regras sociais, e valores como o da cooperação, por meio das brincadeiras tradicionais: "São elas que resgatam a possibilidade do brincar sem o brinquedo. Elas brincam pelo prazer e pelo movimento", opina. A docente destaca ainda a relevância do projeto para os acadêmicos, ao vivenciarem práticas e jogos que fomentam o desenvolvimento saudável e integral.

2017-11-27-Brincante3.png

"Como futura pedagoga, é um espaço valioso. Vemos na prática a importância da ludicidade e da relação do brincar com o aprendizado das crianças", destaca a acadêmica do 5º período de Pedagogia e bolsista do projeto, Gabriele Regina Urizi.

Agenda programada

As escolas e instituições que desejarem ser contempladas com a visita do Brincante devem entrar em contato, pelo e-mail brincante@univali.br, para agendamento.

Mais informações: (47) 3341-7504, no curso de Pedagogia da Univali.