Professores e acadêmicos dos cursos de Design de Jogos e Entretenimento Digital, Engenharia de Computação, Ciência da Computação e do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGE) aprovaram dez trabalhos no Simpósio Brasileiro de Jogos (SBGames) e um trabalho no Symposium on Virtual and Augmented Reality (SVR), eventos renomados no segmento. Os estudos resultam de pesquisas em nível de iniciação científica, trabalho de conclusão de curso e tese de doutorado em Educação.
O SBGames é o maior evento científico da área, no Brasil. Em sua 17a edição, o simpósio ocorrerá em Foz do Iguaçú (PR), entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro. O evento promove a divulgação científica por meio de artigos e resumos organizados em trilhas temáticas: artes e design, computação, cultura, educação e indústria. Além disso, inclui festival de jogos, mostra de artes, tutoriais, fóruns, concurso de teses e dissertações, dentre outros. Já o SVR, em sua 20a edição, será em paralelo ao SBGames e oferece à comunidade científica a oportunidade de troca de experiências e a interação entre grupos de pesquisa em realidade virtual e aumentada.
No ano passado a Univali já marcou presença no SBGames 2017 e no SVR em Curitiba (PR), com uma comitiva composta por professores e alunos. Houve apresentação de trabalhos e o recebimento do prêmio de melhor tese de doutorado, na categoria Design, do professor Rafael Albuquerque.
Em 2018, a Univali irá representada pelos seguintes autores de trabalhos: a professora Adriana Gomes Alves e os professores Ewerton Eyre de Morais Alonso, Guilherme Zanchett e Rafael Albuquerque; do curso Design de Jogos e Entretenimento Digital são os acadêmicos Lincoln Henrique Muller, Cláudio Baixo Peixoto Filho, Wellington Israel Pires Fagundes e os egressos Christian André Rzeznik Marchetti, Rafaela Pontes Gestal e Rafael Barbosa; os acadêmicos de Engenharia de Computação - Mateus Belli e Lucas Daniel Lira da Silva e a egressa de Ciência da Computação, Fernanda da Silva Bailer. O grupo também concorre ao prêmio de melhor tese.
Os trabalhos aprovados distribuíram-se em diferentes trilhas do SBGames, sendo eles:
Trilha de artes e design
- Fabricação Digital Aplicada a Jogos Analógicos: Battle Monsters - Estudo de Caso;
- Uso de recursos dramáticos e mecânicas em jogos narrativos para a verificação e indução de reações emocionais;
- Acessibilidade em jogos para dispositivos móveis: Ampliando as possibilidades do jogo "Desafio do Carteiro";
- Boas práticas em Realidade Virtual Imersiva: Um estudo de caso da simulação com animais selvagens Epic Zoo;
Trilha da Educação
- Interfaces tangíveis em jogo digital: aprendizagem de matemática utilizando blocos lógicos;
- Educação museal com jogo de simulação de vida marinha;
- Protótipo de Ambiente de Simulação Imersivo e Interativo para Letramento de Crianças Surdas Usando Leap Motion com Realidade Virtual;
Trilha da Indústria
- Uma análise da história dos RPGs (RolePlaying Games) de mesa brasileiros;
CTD - Concurso de Teses e Dissertações
- Eu fiz meu game: um framework para desenvolvimento de jogos digitais por crianças, de autoria de Adriana Gomes Alves, orientada pela professora Regina C. L. Hostins e coorientada pelo prof. André L. A. Raabe;
Festival de Jogos
- A Story of Distress (categoria estudante);
E no SVR - Demos e Posters
- Demo-Immersive and Interactive Simulation Environment for Literacy of Deaf Children Using Leap Motion with Virtual Reality