Professora lança obra de preparação psicológica infantil para cirurgia

Livro “Operar, Eu?” é um recurso lúdico criado por Camilla Volpato Broering

por Natália Uriarte Vieira | 22/03/2019

Itajaí - A quebra da rotina, o afastamento de pessoas próximas, regras próprias, em um ambiente diferente marcado por uma série de incertezas e apreensão. Quem resiste a essa situação sem encará-la como ameaçadora? É assim que o ambiente hospitalar é visto por muitas crianças e foi diante de comportamentos de medo e ansiedade que a professora e egressa Camilla Volpato Broering, do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), escreveu o livro "Operar, Eu?", lançado recentemente pela Juruá Editora.

2019-03-22 - Livro Operar, eu - Camilla Volpato Broering.jpg

A obra foi pensada para profissionais da saúde prepararem a criança para um procedimento cirúrgico, permitindo que ela tenha informações prévias sobre o procedimento que irá realizar. Trata-se de mais um recurso lúdico desenvolvido pela psicóloga, que também é autora de trabalhos focados no público infantil como o "Baralho Infantil da Hospitalização" e os livros "Meu Primeiro Dia na Psicóloga" e "O Sol Brilha para Todos: Gosto não se discute, se respeita".

Camilla conta que em sua vivência clínica percebeu que, por diversos motivos, a internação em um hospital deixa o paciente e sua família muito vulneráveis.  Segundo ela, a submissão a repetidos procedimentos dolorosos é indicada pelas crianças como um dos aspectos mais difíceis da internação ou da doença. Por isso, são frequentes reações de stress, como choro, grito ou tensão muscular. "A internação é sentida de maneira invasiva, trabalha com o emocional da criança, que se sente exposta não apenas pela doença, mas pelo ambiente e profissional que a apalpa, injeta, corta, cria restrições ou dá normas", comenta a psicóloga. Sobre este processo, a professora destaca a necessidade da equipe de saúde dar atenção não somente para a saúde física, mas também para os cuidados com as necessidades emocionais e sociais que a criança apresenta. O trabalho prévio, de preparação para o procedimento em que ela será submetida baseia-se na apresentação de esclarecimentos que diminuam a ansiedade da criança frente ao desconhecido.

A obra está disponível para compra no site da editora, por R$29,90.

Sobre a autora

Camilla Volpato Broering é formada em Psicologia pela Univali, mestre e doutora em Psicologia da Saúde, Processos Psicossociais e Desenvolvimento Psicológico pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professora do curso de Psicologia da Univali e atua como psicóloga clínica. Tem experiência na área de intervenções cognitivo-comportamentais com crianças, adolescentes e adultos e em psicologia infantil hospitalar.

Mais informações: (47) 3341-7542, no curso de Psicologia da Univali.