Professora e egressa de Psicologia lançam obra sobre o autismo

Livro esclarece às crianças o que é e como lidar com colegas que têm o transtorno

por Natália Uriarte Vieira | 31/07/2019

Itajaí - O autismo tem sido tema de investigação de diversas áreas, no mundo. Considerado um transtorno do desenvolvimento, é marcado por uma série de características abrangentes que se manifestam ainda na primeira infância e afetam de forma mais notória as áreas de comunicação, interação social e comportamento. Mas, se entender o transtorno é tarefa difícil já para os adultos, imagina para as crianças? Pensando em ajudar o público infantil a compreender e lidar com colegas que têm autismo, a professora Camilla Volpato Broering e a alumna (egressa) do curso de Psicologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Daiane Beneton, criaram o livro “O Garoto Autista em seu Primeiro Dia de Aula - Conhecendo o autismo".

2019-07-31 - O garoto autista em seu primeiro dia de aula.jpg

Atrasos de linguagem, déficits na reciprocidade social, no olho no olho, no brincar, dificuldade em fazer amizades, comportamentos repetitivos, destoantes e difíceis de lidar são algumas das manifestações que podem aparecer nos casos de autismo, causando curiosidade e até julgamentos nos colegas.  Camilla ressalta que o transtorno do espectro autista atinge predominantemente a infância, mas é um distúrbio crônico, ou seja, permanece ao longo da vida. Ela explica que por ser um espectro, tem sintomas leves e muito exuberantes, com multiplicidade de sintomas e comportamentos peculiares e individuais.

Muitas das questões abordadas na obra resultam de dúvidas e perguntas das crianças, apresentadas na prática clínica das autoras. Foi a partir desta realidade que nasceu o livro. A obra ajuda os pequenos leitores a lidarem com o autismo, no dia a dia, aproximando crianças e famílias das singularidades do transtorno. “Há também julgamentos e constrangimento por falta de conhecimento. O livro auxilia na compreensão de determinados comportamentos e propõe às crianças formas de auxiliar quando se depararem com situações semelhantes com autistas", comenta a docente.

A obra está disponível para compra no site da Editora Juruá, por R$29,90.

Mais informações: (47) 3341-7542, na coordenação do curso de Psicologia da Univali.