• Univali
  • Notícias
  • Professor participa e ministra série de atividades relacionadas à pesca

Professor participa e ministra série de atividades relacionadas à pesca

Eventos tiveram abrangência estadual e nacional


por Natália Uriarte Vieira | 18/12/2018

Nos meses de novembro e dezembro, o professor Roberto Wahrlich, do Laboratório de Tecnologia e Extensão Pesqueira vinculado à Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, participou de uma série de eventos relacionados à pesca, de abrangência estadual e nacional.

2018-12-18-pesca.jpg

No dia 13 de novembro, Wahrlich recebeu uma comitiva da Administração Nacional das Pescas de Moçambique em visita a Itajaí (SC). A comitiva, liderada pela diretora geral, Claudia Tomás de Sousa, veio ao Brasil interessada em promover o intercâmbio de experiências em gestão e monitoramento da pesca. Na Univali, o grupo esteve na base operacional do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira em Santa Catarina (PMAP-SC) e conheceu em detalhes o trabalho iniciado em 2016. Na sequência, a comitiva de Moçambique visitou algumas das principais empresas de pesca e de processamento de processamento de pescado instaladas no município de Itajaí e o Sindicato dos Armadores e Indústrias da Pesca de Itajaí e Região (Sindipi).

No dia seguinte (14 de novembro), o docente ministrou a palestra “Cenário atual da pesca artesanal de SC e as perspectivas de futuro do setor pesqueiro no Estado”, no Encontro Estadual de Jovens do Mar, evento promovido pela Empresa de Pesquisa Agropecuária Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), no município de Balneário Piçarras (SC).

Já no dia 21 de novembro, o professor palestrou na mesa-redonda intitulada “Estratégias para Efetivação da Extensão Pesqueira e estabelecimento de parcerias efetivas”, durante o Seminário Estadual de Extensão Pesqueira, também promovido pela Epagri, em Joinville (SC). O evento teve como público-alvo os extensionistas de pesca que atuam no litoral de Santa Catarina e contou com a participação de palestrantes de instituições parceiras.

Entre os dias 26 e 30 de novembro, houve a Oficina de Capacitação de Facilitadores para Aplicação da Abordagem Ecossistêmica na Gestão Pesqueira, em Brasília (DF), organizada pela Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) e pela Secretaria Especial da Aquicultura e da Pesca da Presidência da República. O professor da Univali tambe´m participou da oficina, que teve como objetivo formar multiplicadores para elaboração, implementação e monitoramento de Planos de Gestão de Pesca baseados na Abordagem Ecossistêmica, com foco nas pescarias de camarão na costa brasileira. A capacitação envolveu 36 participantes das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Norte. Os treinamentos foram conduzidos por instrutores nacionais sob a coordenação da consultora britânica Silvia Capezzuoli, da IMA International, e do de Fábio Hazin, coordenador nacional do Projeto REBYC – II LAC.

No dia 7 de dezembro, em Florianópolis (SC), Wahrlich esteve presente na última reunião do ano da Câmara da Pesca da Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc). Na oportunidade, foram definidas as prioridades de ações e pautas para 2019 e elaborado um cronograma de reuniões para o primeiro semestre do próximo ano. Entre as prioridades, está o levantamento de dados socioeconômicos do setor pesqueiro de Santa Catarina, que aguarda aprovação para ser realizado sob a coordenação do Laboratório de Tecnologia e Extensão Pesqueira por meio de um projeto de prestação de serviço.

 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade