• Univali
  • Notícias
  • Professor participa de reunião em Namíbia sobre pesquisa de montanhas submarinas

Professor participa de reunião em Namíbia sobre pesquisa de montanhas submarinas

Reunião dá seguimento a estudo do Programa EAF-Nansen


por Natália Uriarte Vieira | 16/05/2019

Santa Catarina –José Angel Alvarez Perez, pesquisador e docente do curso de Oceanografia e do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), viaja nesta semana para Swakpomund, em Namíbia. Ele participará, entre os dias 21 e 23 de maio, da reunião que dá seguimento aos trabalhos realizados em fevereiro deste ano, com a expedição a bordo do navio norueguês RV "Dr. Fridtjof Nansen", na qual ele integrou, ao conjunto de montanhas submersas do Atlântico Sul conhecido como "Discovery Seamounts" (Cadeia Discovery). 

2019-03-01- José Angel Alvarez Perez - em expedição.jpg

A reunião envolverá participantes da pesquisa e outros especialistas, para finalizar o relatório do estudo e alinhar as ações de acompanhamento. A expedição integrou as atividades do EAF-Nansen Programme, da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), em parceria com o Instituto de Pesquisa Marinha da Noruega (IMR) e com a Agência Norueguesa para Cooperação ao Desenvolvimento (Norad). O programa foi criado para apoiar o uso sustentável de recursos pesqueiros em países em desenvolvimento e para promover a proteção do ambiente marinho.

A pesquisa a bordo do navio realizou-se em atendimento a uma demanda específica da Organização de Ordenamento Pesqueiro, a South East Atlantic Fisheries Organization (Seafo), para mapear a "Discovery Seamounts", onde existem áreas disponíveis para a pesca comercial e outras fechadas por regulamentação da Seafo. Além do mapeamento batimétrico, a expedição trabalhou na descrição dos habitats profundos nessas montanhas, para identificar comunidades biológicas sensíveis à perturbação pela pesca e por outras atividades humanas. O intuito é que este levantamento contribua para as políticas de uso e conservação dos recursos pesqueiros na área.

Mais informações: (47) 3341-7714, com o professor José Angel Alvarez Perez.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade