Professor palestra sobre o comércio legal de moluscos

Seminário Internacional Ostra e Comunidades ocorreu em Maceió (AL)


por Natália Uriarte Vieira | 25/03/2019

O professor Gilberto Manzoni, do curso de Oceanografia, responsável pelo Centro Experimental de Maricultura, Unidade Penha, ministrou uma palestra sobre o comércio legal de moluscos, no 3º Seminário Internacional Ostra e Comunidades, realizado no dia 21 de março, em Maceió (AL).

Durante o evento, Manzoni compartilhou sua experiência de trabalho com as comunidades de maricultores do litoral de Santa Catarina. Ele abordou principalmente os aspectos legais de produção e comercialização de moluscos cultivados e a necessidade de pequenos produtores estarem organizados em associações e cooperativas para atendimento da legislação, viabilizando a prática do comércio legal de moluscos. 

O Programa Ostras Depuradas de Alagoas envolve a inserção produtiva de moluscos bivalves, principalmente das ostras do mangue na cadeia do turismo, tendo como premissa básica a participação comunitária nas decisões, a qualidade e sanidade do produto, a promoção de trabalho e renda, e a conexão entre produtores, chefes de cozinha e turistas. Os parceiros do programa são o Instituto Brasileiro de Desenvolvimento e Sustentabilidade (IABS), a Agência Espanhola de Cooperação Internacional para o Desenvolvimento (AECID), o Governo do Estado de Alagoas, o Sebrae Alagoas e a Prefeitura de Coruripe.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade