Professor integra Fórum de Pesquisa do Oceano Atlântico, em Bruxelas

Marcus Polette foi convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação

por Natália Uriarte Vieira | 20/02/2020

Itajaí (SC) - O professor Marcus Polette, coordenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental, docente e pesquisador da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi convidado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTIC), em acordo com o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), para integrar e presidir uma plataforma no encontro do Projeto Cooperação de Todo o Atlântico para Pesquisa Oceânica e Inovação (AANChOR, sigla em inglês), que aconteceu na primeira semana de fevereiro, em Bruxelas, na Bélgica.2020-01-29 - Marcus Polette3.jpg

No Fórum de Pesquisa do Oceano Atlântico, Polette presidiu a plataforma subMultiStakeholder (sMsP) de desenvolvimento de capacidade do grupo de trabalho 3 do AANChOR. O projeto é uma ação de suporte à implementação da Declaração de Belém, firmada entre Brasil, África do Sul e União Europeia em julho de 2017. A iniciativa envolveu 13 instituições dessas nações, além de parceiros da Argentina e de Cabo Verde.

A Declaração de Belém prevê a integração das atividades de pesquisa no Atlântico Sul e no Oceano Antártico com aquelas do Atlântico Norte, além da exploração das sinergias com outras iniciativas, como o Centro Internacional de Pesquisas do Atlântico (AIR Center), que será instalado no arquipélago português dos Açores. Por meio do projeto AANChOR, pretende-se conquistar o compartilhamento das infraestruturas de pesquisa e o acesso e gerenciamento de dados e plataformas. A proposta também tem como objetivo o aprofundamento do conhecimento científico dos ecossistemas marinhos e as interrelações entre oceanos e mudanças climáticas; oceanos e alimentos; e oceanos e sistemas energéticos.

“Integrar um projeto desta magnitude, de importância é uma honra e certamente repercuti de forma positiva com contribuições imensuráveis para a comunidade científica internacional e também para a Univali", ressalta Polette.

Mais informações: (47) 3341-7970, no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental.