Professor integra estudo de conservação de espécie de golfinho

Encontro aconteceu em Porto Alegre (RS)

por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo | 03/03/2020

O professor André Barreto, do Laboratório de Informática da Biodiversidade e Geomática (LIBGeo) da Universidade do vale do Itajaí (Univali), participou, entre os dias 12 e 14 de fevereiro, em Porto Alegre (RS), de um workshop para avaliar o estado de conservação da toninha, pequeno golfinho da espécie Pontoporia blainvillei.

TONINHA 2.jpgTONINHA AT.jpg

A toninha é considerada “vulnerável" pela União Internacional de Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais (IUCN), e como “ameaçada" pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) em águas brasileiras. No encontro foi elaborado o documento que será enviado para a reunião do Comitê Científico da Intenational Whaling Commission, que se reunirá em maio, na cidade de Cambridge, Inglaterra. Este documento contém informações sobre abundância, tendências populacionais e ameaças às quais a espécie está sujeita, e servirá para a IWC rever o Plano de Conservação e Manejo do animal. O workshop contou com a participação de 25 pesquisadores do Brasil, Uruguai e Argentina.