Professor da Univali participa de expedição para aldeia indígena em Caarapó

Felipe Colvara Texeira integra pela segunda vez a Turma da Árvore, com destino à Aldeia Te'ýikue

por Natália Uriarte Vieira | 30/08/2018

Itajaí – O professor Felipe Colvara Teixeira, do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), foi convocado para participar como fotógrafo oficial da segunda expedição da Turma da Árvore, que será entre os dias 19 e 23 de setembro, rumo à Aldeia Indígena Te'ýikue, em Caarapó (MS).

2018-08-30- expedição turma da monica.png

O docente integrará um grupo de cerca de 20 pessoas entre elas há empresários e profissionais técnicos de áreas diversas, formando uma equipe multidisciplinar. A comitiva sairá de Lages (SC), dividida em seis veículos identificados com a marca do projeto, com objetivo de avançar no projeto de reflorestamento das áreas degradas da reserva. Eles pretendem encontrar soluções viáveis em relação aos problemas de moradia atuais da aldeia. Para isso, percorrerão aproximadamente 2.500 Km, com paradas estratégicas para explorar cada região e divulgar a iniciativa.

Felipe Colvara também participou da primeira edição da Turma da Árvore, em que o grupo percorreu o Rio Doce - da foz até a região do desastre de Mariana – no intuito de identificar áreas para reflorestamento após o desastre ambiental. Ele é publicitário, e fotógrafo, idealizador do projeto "KOMBInacomFOTO", que utiliza uma Kombi adaptada como sala de aula, base e locomoção. A proposta do professor é de que a fotografia seja instrumento para despertar maior consciência ambiental, social e cultural sobre questões cotidianas e a sustentabilidade. Sua militância motivou o convite para ser fotógrafo da expedição e o grupo avalia a possibilidade das próximas expedições serem realizadas com a Kombi.

2018-08-30-KOMBInacomFOTO.png

O docente alerta para a importância e seriedade do trabalho realizado pela Turma da Árvore, que tem como um dos condutores o Instituto Maurício de Souza. "Por se tratar de áreas muitas vezes degradadas ou vulneráveis, é fundamental o acompanhamento técnico", ressalta. Ele acredita que a vivência na aldeia indígena será grandiosa, já que o grupo deve acompanhar de perto as atividades na Te'ýikue, comer e dormir no local, pelo menos em um dia da expedição. Lá, o fotógrafo ministrará uma oficina de fotografia ao ar livre destinada aos indígenas, no Dia da Árvore, 21 de setembro.

Neste sábado, 1º de agosto, Felipe Colvara estará com a Kombi em Florianópolis (SC), em uma ação de plantio de árvores realizada pelo Batalhão de Infantaria do Estreito, aliando fotografia e meio ambiente.

Mais informações: (47) 3341-7543, no curso de Publicidade e Propaganda da Univali.