• Univali
  • Notícias
  • Professor apresenta pesquisa em reunião sobre Status Populacional e de Conservação de Albatrozes e Petréis

Professor apresenta pesquisa em reunião sobre Status Populacional e de Conservação de Albatrozes e Petréis

O encontro foi realizado em Florianópolis nos dias 9 e 10 de maio


por Deborah Garcia Boeira | 16/05/2019

O professor da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e coordenador geral do Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) André Barreto, participou nos dias 9 e 10 de maio da reunião do Grupo de Trabalho sobre Status Populacional e de Conservação de Albatrozes e Petréis. Essa é uma reunião que antecedeu a 11ª Reunião do Comitê Assessor do Acordo Internacional para a Conservação de Albatrozes e Petréis (ACAP), realizada em Florianópolis, de 13 a 18 de maio, no Hotel IL Campanario, em Jurerê Internacional.

Este acordo foi assinado em 2001 na cidade do Cabo, na África do Sul e atualmente reúne 13 países membros que trabalham em conjunto na troca de informações em prol da conservação de albatrozes e petréis. 


Na ocasião, André Barreto apresentou a pesquisa “Update on the Mortality of Procellariiformes on Beach Surveys along South and South-eastern Brazilian Coast” (Atualização da mortalidade de Procellariformes em Monitoramentos de Praia no Sul e Sudeste da Costa Brasileira), realizada em conjunto com as demais instituições participantes do PMP-BS. O trabalho mostrou os resultados obtidos pelo PMP-BS de agosto de 2015 até fevereiro de 2019, onde houve o registro de 8.526 aves marinhas oceânicas, da ordem Procellariiformes. Destas, 2.471 pertenciam a oito espécies da ACAP. “A partir dos animais coletados no monitoramento diário das praias neste período, foi possível compilar dados que contribuem para as ações discutidas dentro do comitê. Encontros como este são fundamentais para o fortalecimento nesta busca de mitigar ameaças conhecidas às estas populações”, explica Barreto. 

2019-05-49-pmp1.jpg

O Projeto de Monitoramento de Praias da Bacia de Santos (PMP-BS) é uma atividade desenvolvida para o atendimento de condicionante do licenciamento ambiental federal das atividades da Petrobras de produção e escoamento de petróleo e gás natural no Polo Pré-Sal da Bacia de Santos, conduzido pelo Ibama. Esse projeto tem como objetivo avaliar os possíveis impactos das atividades de produção e escoamento de petróleo da Petrobras na Bacia de Santos sobre as aves, tartarugas e mamíferos marinhos, através do monitoramento das praias e do atendimento veterinário aos animais vivos e necropsia dos animais encontrados mortos. 

O PMP-BS é realizado desde Laguna/SC até Saquarema/RJ, sendo dividido em 15 trechos. A Univali é a responsável pela coordenação da Fase 1 do projeto, que engloba os estados de São Paulo, Paraná e Santa Catarina.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade