Prevenção ao suicídio e saúde mental do estudante são temas de palestra na Univali

Discussões ocorrem nos dias 13, 18 e 19 de setembro, conduzidas por professores e profissionais convidados

por Natália Uriarte Vieira | 12/09/2018

Itajaí – Mais de 800 mil pessoas morrem por suicídio no mundo, anualmente, segundo Boletim Epidemiológico de 2017, do Ministério da Saúde. O fenômeno afeta todas as faixas etárias e classes sociais. Diante desta realidade e no intuito de chamar a atenção para o tema, no mês nacional de prevenção ao suicídio – Setembro Amarelo, ocorre, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), a 1ª Jornada de Saúde Mental, com palestras ministradas por professores e profissionais convidados, nos dias 13, 18 e 19 de setembro, em Itajaí. A participação é aberta ao público, com entrada franca.

2018-09-12-suicídio.png

A jornada abordará temas como a prevenção do suicídio, a relação entre a saúde mental do estudante e a morte, o protocolo de emergência de suicídio criado pela Univali e uma roda de conversa sobre o Centro de Valorização da Vida (CVV), que, com auxílio de voluntários, previne suicídios ao proporcionar espaço seguro para desabafos a partir do método da escuta. Novas possibilidades de intervenção dentro da promoção em saúde também serão debatidas.

As palestras ocorrem das 18h30 às 22h, no auditório 1 do bloco F4, no Campus Itajaí. Os psicólogos e professores da Universidade, Eduardo Legal e Josiane da Silva Delvan, coordenadora do curso de Psicologia, conduzirão algumas discussões. Como convidados, estarão: o médico psiquiatra Mário João Bisi Júnior, diretor técnico do Grupo de Apoio Psiquiátrico (GAP); o médico psiquiatra Giovani Tesser que atua no Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS i) da Prefeitura Municipal de Itajaí; e os voluntários da CVV Suely Pedroso Riskala e Alessandro Lima Pereira.

O evento é uma realização da Liga Acadêmica de Saúde Mental, vinculada à Escola de Ciências da Saúde da Univali. As inscrições são gratuitas e estão disponíveis em www.univali.br/eventos, na área de Saúde e Esportes.

Mais informações: (47) 3341- 7854, no curso de Medicina da Univali.