Preço da cesta básica sobe pelo quinto mês consecutivo em Itajaí

Aumento não foi maior graças à baixa no custo da carne, principalmente

por Natália Uriarte Vieira | 03/07/2019

Itajaí – O preço da cesta básica teve a quinta elevação seguida no preço, em Itajaí. Desta vez, o aumento foi de 1,09%, passando de R$397,03 em maio para R$401,36 em junho. Com isso, o custo da cesta básica acumula uma alta de 10,52% neste ano. Os dados são do Projeto Cesta Básica Alimentar da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que elabora o indicador com monitoramento da Uni Júnior, a partir de pesquisa realizada em seis supermercados da cidade.

2019-07-03-Cesta Básica outubro.png

Do painel de 13 produtos, nove apresentaram alta e quatro registraram queda em seus preços. Os itens que contribuíram para o aumento foram: a batata (22,56%), a banana (8,62%), o tomate (7,81%), o óleo de soja (3,46%), o feijão preto (2,56%), o café em pó (2,06%), o pão francês (1,12%), o arroz (0,68%) e a farinha de trigo (0,58%). Já o leite (5,79%), a manteiga (5,25%), a carne (4,35%) e o arroz (1,53%) tiveram redução de preço.

De acordo com os pesquisadores, o clima segue impactando nos preços dos produtos in natura. Além disso, muitos itens têm baixa qualidade, o que gera grande amplitude nos custos. A carne, produto que tem o maior peso no custo da cesta básica, teve uma queda significativa de preço, o que, segundo eles, contribuiu para que a elevação no custo total da cesta fosse pequena.

“Para os próximos meses, os preços dependerão novamente das condições climáticas, do preço dos combustíveis e da energia elétrica. A instabilidade política e econômica no Brasil e no exterior continua, o que pode alterar os preços de algumas commodities agrícolas e minerais no mercado internacional, bem como da variação cambial no Brasil, com cenário de instabilidade, mais política do que econômica", comenta Jairo Romeu Ferracioli, economista e professor responsável pelo projeto.

Poder de compra do trabalhador

Com essa alta no custo da cesta básica, parte do aumento no valor do salário mínimo já ficou comprometido em relação a alimentos básicos, piorando o poder de compra do trabalhador assalariado. O custo da cesta básica sobre o salário mínimo passou de 39,78% em maio para 40,22% em junho, acima do custo de referência de 33,34%. Em termos de horas de trabalho para aquisição da cesta são necessárias 88 horas e 29 minutos de um total de 220 horas mensais.

Mais informações: (47) 3341-7618, na Uni Júnior da Univali.