Pesquisadores da Univali apresentam projetos ao Secretário de Aquicultura e Pesca

Reunião ocorreu na tarde desta sexta-feira (31), no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 31/05/2019

Itajaí - A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebeu, na tarde desta sexta-feira, dia 31 de maio, o secretário de Aquicultura e Pesca, vinculado ao Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Jorge Seif Junior. Projetos realizados pela Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, foram apresentados na reunião técnica que teve como objetivo socializar um relatório histórico das atividades desenvolvidas e seus resultados, além de dar visibilidade ao potencial da Univali para continuidade e ampliação de pesquisas e projetos nos segmentos.

2019-05-31 visita secretário aquicultura e pesca2.png

O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, esteve presente no encontro junto do procurador geral da Fundação Univali, professor Rodrigo de Carvalho, do vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Rogério Corrêa, do diretor da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia, professor Luis Carlos Martins, e de pesquisadores envolvidos nas iniciativas mencionadas. "Temos aqui projetos valiosos que, com certeza, são e seguirão sendo fontes de informação para a realização de ações que podem gerar benefícios no cenário da pesca e aquicultura estadual e até nacional. Já existe entre nós uma relação de cooperação, mas reforçamos hoje a nossa capacidade de expandirmos e contribuirmos ainda mais com o setor", ressaltou o professor Cechinel.

O secretário, por sua vez, comentou que a Univali tem sido referência para a equipe da Secretaria e que a vinda à Universidade teve como objetivo uma aproximação para conhecer mais de perto os projetos em andamento e avaliar o que pode ser aplicado ou, ainda, replicado em outras esferas. "Creio que podemos revolucionar esse País por meio da pesquisa, da ciência, de grupos como este de vocês", mencionou, ao ser apresentado para o grupo de pesquisadores da Univali.

2019-05-31 visita secretário aquicultura e pesca3.png

Os pesquisadores expuseram, em detalhes, ao longo da tarde, dados, relatórios e esclarecem questões sobre as atividades conduzidas pela Univali no monitoramento da pesca desde a década de 1990 até agora, atividades de avaliação e gestão pesqueira, além da participação do grupo em Comitês de Gestão. O Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira no Estado de Santa Catarina (PMAP-SC), integrante do Projeto de Monitoramento da Atividade Pesqueira na Bacia de Santos (PMAP - BS), financiado pela Petrobras, como parte do processo de licenciamento ambiental das atividades de produção e escoamento de petróleo e gás natural no polo pré-sal da Bacia de Santos, também foi um dos destaques da reunião técnica.

2019-05-31 visita secretário aquicultura e pesca.png