Pesquisadora da Escócia participa de atividades acadêmicas na Univali

Docente é autora de estudos que relacionam tecnologia e acessibilidade

por Natália Uriarte Vieira | 28/10/2019

Itajaí - A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe, entre os dias 29 de outubro e 19 de novembro, a professora Marion Ann Hersh, do Departamento de Engenharia Biomédica, da Universidade de Glasgow, da Escócia. Ela foi aprovada no edital de Chamada Pública da Fapesc 2018 de mobilidade em pesquisa, pelo Fundo Newton do Reino Unido, UK Academies, em um projeto coordenado pelo professor Alejandro Rafael Garcia Ramirez, docente e pesquisador do Programa de Mestrado em Computação Aplicada da Univali.

2018-09-21-braile.png

Entre as atividades que a docente realizará no Brasil estão questões relacionadas ao seu estudo, intitulado “Investigation of the Spatial Representations of Blind People", em parceria com a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE). O objetivo da pesquisa é analisar a compreensão de como as pessoas cegas, com visão parcial ou surdo-cegas processam mentalmente as informações espaciais e suas representações, bem como os fatores que afetam esse processo. Além de aumentar o conhecimento sobre as pessoas cegas, os resultados produzirão recomendações para ambientes urbanos mais acessíveis, para o treinamento de orientação e mobilidade e para o design de auxílios de viagem.

Marion já esteve na Univali e é parceria da Instituição, por meio de pesquisas, publicações e atividades relacionadas à tecnologia e acessibilidade. Em 2016, ela veio ao Brasil e apresentou o potencial inexplorado da área no uso de robôs de serviço na melhoria da qualidade de vida e aumento da independência de seus usuários. No ano passado, a pesquisa “Avaliação da bengala eletrônica: melhorando a mobilidade em ambientes urbanos", de autoria de Alejandro Rafel Garcia Ramirez, da Univali, e de Marion, foi publicada pelo journal Behabiour & Information Technology, da Editora Taylor & Francis.

Mais informações: (47) 3341-4234, no Mestrado em Computação Aplicada da Univali.