Pesquisador da Univali participa de avaliações do estoque da albacora

Reunião online envolve representantes de diversos países

por Natália Uriarte Vieira | 02/07/2020

Santa Catarina - O professor Rodrigo Sant'Ana, do Laboratório de Estudos Marinhos Aplicados da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) participa, entre os dias 29 de junho e 8 de julho, da reunião de avaliação de estoque da albacora (Thunnus alalunga), da Comissão Internacional para Conservação dos Atuns do Atlântico (ICCAT). O docente é um dos avaliadores do estoque que se distribuí por toda a porção sul do oceano Atlântico.

peixe.jpg

No encontro, que ocorre de forma online, está sendo feita a atualização das recomendações para gestão dos dois estoques de albacora do Oceano Atlântico (estoque norte e estoque sul), utilizando como base a aplicação de modelos de produção. Também são apresentadas atualizações dos índices relativos de abundância, por representantes de diferentes países, que possuem frotas pesqueiras atuando no Oceano Atlântico sobre ambos os estoques da albacora.

Os participantes do evento socializam ainda e atualizam os resultados das avaliações de estoque conduzidas pela equipe de avaliadores e moderadores. De acordo com Sant'Ana, com base nestes resultados, ocorrem discussões e deliberações que podem implicar em modificações nos modelos previamente implementados. “Até o término da reunião devem ser apontadas as novas recomendações para o manejo das pescarias nos dois estoques", explica.

A reunião ocorre em Madri, na Espanha, com transmissão para os representantes dos demais países, respeitando as recomendações de distanciamento físico por conta da pandemia da Covid-19. Os participantes foram indicados oficialmente pelos seus respectivos governos. São mais de 37, entre eles estão países como: Japão, China, Taiwan, África do Sul, Estados Unidos, México, Espanha, Uruguai, Canadá, entre outros. Do Brasil, os pesquisadores que integram o grupo de avaliadores de estoque (focados na avaliação do estoque sul da Albacora) são os professores Rodrigo Sant'Ana, da Univali, e Bruno Leite Mourato, da Universidade Federal de São Paulo.

Os brasileiros já apresentaram a atualização dos índices relativos de abundância baseado nas análises dos dados da pesca de espinhel das frotas brasileiras, e os primeiros resultados da avaliação do estoque sul da albacora baseado em modelos bayesianos de excedente de produção com estrutura espaço-estado. Novas rodadas de socialização dos resultados da avaliação do estoque sul da albacora ocorrerão entre os dias 2 e 8 de julho.​