Pesquisador da China visita Univali para consolidação de parcerias

Tecnologia e inovação são os principais temas pesquisados pelo docente

por Natália Uriarte Vieira | 31/10/2019

A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) recebe, nesta semana, o pesquisador Chen Xiangdong, professor da Escola de Economia e Gestão da Universidade de Beihang Pequim, da China. Na manhã da última quarta-feira (30), ele foi recebido pelo reitor, professor Valdir Cechinel Filho, visitou laboratórios e projetos da Instituição e, à noite, ministrou a palestra “China: o impacto das estratégias de inovação nas políticas industriais”.

Xiangdong é docente nas áreas de transferência internacional de tecnologia e estudos de inovação, com foco principalmente no gerenciamento de recursos tecnológicos baseados em patentes. Graduado em Engenharia, doutor em Ciências Sociais e Economia, possui inúmeros artigos publicados em revistas e conferências internacionais. Ele já mantinha contato com pesquisadores da Univali, por meio do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) e do Programa de Mestrado Profissional em Administração - Gestão, Internacionalização e Logística (PMPGIL). Ano passado, Chen recebeu o professor André Moraes dos Santos, docente do PPGA, do PMGIL, da Escola de Negócios e do Núcleo de Inovação Tecnológica (Uniinova) da Univali,  na China, em uma missão internacional com foco na aproximação e internacionalização de programas de pós-graduação. Agora, ele veio à Universidade conhecer de perto iniciativas, ações e projetos que possam ser fonte de informação e de trabalhos futuros em suas atividades acadêmicas.

2019-10-31 - visita chines.jpg2019-10-31 visita chinês21.jpg

“Para nós, receber o Chen Xiangdong é uma grande responsabilidade e, ao mesmo tempo, sinaliza que realmente somos uma Universidade que se destaca não somente em pesquisa, mas em inovação, um dos principais pilares da atual gestão. Temos uma trajetória significativa, projetos de importância notória e, com certeza, a realização de parcerias com ele agregarão muito valor à Univali, não apenas aos diretamente envolvidos nos estudos e em suas respectivas pesquisas, mas a toda a comunidade da região”, ressalta o reitor.

No encontro com o professor Cechinel estiveram presentes os professores do PPGA e PMPGIL - André Moraes dos Santos e Dinorá Eliete Floriani, coordenadora do PMPGIL, e a professora Maria Elizabeth da Costa Gama, da Diretoria de Internacionalização da Univali. O roteiro de atividades do professor chinês, na Univali, contou ainda com visitas ao Laboratório de Inovação Tecnológica na Educação (Lite), no Laboratório de Entretenimento Digital e ao Núcleo de Inovação Tecnológica da Univali (Uniinova). Houve ainda uma reunião com atores do ecossistema local de inovação para discussão sobre sistemas regionais de inovação, pontuando particularidades do Brasil e da China.

2019-10-31-chines na farmacia.jpg2019-10-31 palestra chines.jpg

Na noite de quarta-feira, Chen Xiangdong conduziu uma palestra em inglês, na Sala Allog, localizada no bloco B7 do Campus Itajaí, que reuniu acadêmicos de disciplinas do Módulo Internacional da graduação, do International Business MBA, do PPGA e do PMPGIL.

Mais informações: (47) 3341-4203, no PMPGIL.