Pesquisa do PPGA é destaque em publicação internacional

Estudo foi apontado como altamente recomendado no Emerald Literati Awards


por Wagner José Mezoni | 30/10/2019
Biguaçu - O papel dos conselhos na divulgação voluntária de relatórios de responsabilidade é o tema do artigo de autoria de Giovana Bueno, aluna do doutorado em Administração da Universidade do Vale do Itajaí (Univali); Rosilene Marcon, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Administração (PPGA/​Univali);  Andre Leonardo Pruner-da-Silva, egresso do mestrado em Administração da Univali; e Fabio Ribeirete, egresso do doutorado em Administração da Univali.


O estudo, publicado na revista Corporate Governance, teve como origem a dissertação de Giovana Bueno, produzida para conclusão do mestrado em Administração na Univali, e foi apontado como altamente recomendado na edição 2019 do Emerald Literati Awards, premiação que celebra as pesquisas acadêmicas de alta qualidade divulgadas nas revistas da editora.

O levantamento destacado avalia a divulgação voluntária de relatórios de responsabilidade por empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil e determina quais características do conselho de administração influenciam a divulgação das informações consideradas úteis para os usuários na tomada de decisões econômicas.

Os resultados do levantamento apontam que a presença de mulheres como membros do conselho influenciam positivamente na divulgação voluntária dos relatórios e demonstram que presidentes de empresas no papel de membros do conselho tem peso negativo sobre o nível de divulgação. Outro ponto avaliado, a idade e o número de membros independentes do conselho, no entanto, não parecem afetar a divulgação de informações. O estudo completo pode ser conferido aqui.
Outras informações: (48) 3279-9575, com Rosilene Marcon, coordenadora do PPGA/Univali.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade