Pesquisa de Engenharia Química é destaque no 24º SBQ-Sul

Trabalho de acadêmicos foi apresentado entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, em Florianópolis

por Wagner José Mezoni | 07/12/2017

Itajaí – Alunos do curso de Engenharia Química da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), tiveram 10 trabalhos aprovados e apresentados no 24º Encontro de Química da Região Sul (SBQ-Sul), realizado, entre os dias 29 de novembro e 1º de dezembro, em Florianópolis.

Na ocasião, os acadêmicos Jonathan Renan Umeda Adão e Ana Carolina Kosai Fischer, tiveram seu trabalho, orientado pelas professoras Gizelle Almerindo e Patrícia Fóes Scherer Costódio, selecionado como um dos três melhores na área da físico-química.

O estudo abordou a adsorção de Cr (III) de soluções aquosas por Bases de Schiff. O Cr (III) é nocivo à saúde quando em quantidades não permitidas, e quando no meio ambiente pode ser oxidado até cromo (VI), que é extremamente tóxico.

Além do trabalho experimental, o grupo realizou um estudo de viabilidade econômica comparando a Base de Schiff com um adsorvente de procedência comercial, compra do adsorvente comercial e capacidade de adsorção do mesmo.