• Univali
  • Notícias
  • Pesquisa avalia uso de Vant para coleta de dados de encalhes de animais marinhos

Pesquisa avalia uso de Vant para coleta de dados de encalhes de animais marinhos

Produzida no Mestrado em Ciência e Tecnologia Ambiental, dissertação será apresentada na sexta-feira, 14


por Wagner José Mezoni | 13/07/2017

Itajaí – "Avaliação do uso de Vant para a coleta de dados de encalhes de tetrápodes marinhos em programas de monitoramento de praia", é o título da dissertação de mestrado do Programa de Pós-graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), que será defendida na sexta-feira, 14.


A pesquisa, de autoria de Mônica Pontalti, sob orientação do professor André Silva Barreto, avalia a efetividade de um Veículo Aéreo Não Tripulado (Vant) na coleta de dados de encalhes de tetrápodes marinhos (aves, tartarugas e mamíferos) em áreas litorâneas.

O levantamento de dados ocorreu entre agosto de 2015 e maio de 2017, avaliando uma combinação de fatores para testar a implantação de sobrevoos na aquisição de vídeos e fotografias e comparar os resultados obtidos com a metodologia tradicional que utiliza veículos terrestres.

Para o estudo foram realizados 80 monitoramentos aéreos em quatro praias do litoral centro-sul do estado de Santa Catarina que resultaram em 124 vídeos. Durante o estudo, um total de quatro carcaças foram registradas tanto pela metodologia tradicional como pelo Vant.

No entanto, outros quatro eventos foram registrados somente pelo monitoramento terrestre, o que demonstrou que, apesar da obtenção de boas imagens aéreas e da fácil identificação dos encalhes pelo equipamento, o Vant não pode substituir a metodologia tradicional devido a uma série de impedimentos técnicos, sendo o principal deles a impossibilidade de voar em condições climáticas adversas como ventos fortes e chuva.

A expectativa é que a experiência ajude na tomada de decisões sobre a futura utilização operacional de aeronaves não tripuladas pela comunidade científica. A apresentação completa da pesquisa terá início às 14h horas, e ocorrerá na sala 105 do bloco D3, no Campus da Univali em Itajaí. Ela é gratuita e aberta ao público.

Outras informações: (47) 3341-7970, com a coordenação do curso.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade