Núcleo de Acessibilidade da Univali realiza evento sobre a inclusão na educação

Atividades serão realizadas nos dias 2 e 5 de outubro, em Florianópolis e Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 21/09/2018

Santa Catarina – A acessibilidade e a inclusão de pessoas com deficiência no campo da educação estarão em discussão no 1º Seminário Nau – Acessibilidade: Revisitando Experiências e Ampliando Práticas, que ocorre na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no dia 2 de outubro, no Campus Florianópolis, e no dia 5 de outubro, em Itajaí (SC). O evento destina-se à comunidade acadêmica e externa e as inscrições estão disponíveis pela internet.

2018-09-21-braile.png

Dia 2 (terça-feira), das 14h às 17h, no auditório do Campus Florianópolis, será realizada uma mesa-redonda sobre as interfaces do processo de inclusão e a permanência de estudantes com necessidades educacionais especiais. Participarão do debate as psicólogas Patricia Brilhante Kuriki, Layla Renata Arranjo e Mariana Macedo Nora.

Já no dia 5 (sexta-feira), as atividades acontecem em Itajaí, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Às 9h, o psicólogo Sérgio Otávio Basseti, que coordenou a comissão de elaboração da política de educação especial do Estado de Santa Catarina, abre a programação com uma palestra sobre as políticas de atenção à pessoa com deficiência. Ele também falará sobre as altas habilidades e a superdotação, tema que será abordado pela segunda palestrante, Ana Lúcia Kretzer Barotto, que atua como formadora e professora responsável pela Oficina de Leitura e Produção Textual no Núcleo de Atividades de Altas Habilidades e Superdotação da Fundação Catarinense de Educação Especial de Santa Catarina.

À tarde, às 14h, a professora da Univali, Adriana Gomes Alves, doutora em Educação, palestrará a respeito dos jogos digitais acessíveis na inclusão de alunos com deficiência, dos direitos das pessoas surdas no Brasil e do processo de trabalho no sentido da acessibilidade do estudante. Em seguida, o debate segue em torno dos direitos das pessoas surdas no Brasil, sob condução de Luiz Antonio Zancanaro Junior, professor de Libras da Prefeitura de Itajaí, docente universitário e doutor em Linguística.

A produção e o processo de trabalho para acessibilidade do estudante também estarão em evidência, na fala da psicóloga Camila Schmitz e do pedagogo Daniel Gomes Bertotti, profissionais atuantes no NAU. Ao final da tarde, às 17h30, os autores da mostra fotográfica "Prática inclusiva de ensino de fotojornalismo", os acadêmicos Felipe Cristiano da Silva e Carla Chierosa Antunes, que são deficientes visuais, participarão de um bate-papo sobre a metodologia utilizada para produção das fotos, resultantes da disciplina de Fotojornalismo, , do curso de Jornalismo.

À noite, às 19h, a trajetória do Instituto Guga Kuerten em Santa Catarina e suas contribuições para a educação especial finalizam a programação do 1º Seminário NaU, com a palestra da presidente do Instituto, Alice Thummel Kuerten.

O evento também contará com apresentações culturais de atividades desenvolvidas com crianças e adolescentes com deficiências de projetos vinculados à Univali e também da região.

As inscrições para o evento estão disponíveis em www.univali.br/eventos na área de Licenciatura. O investimento para estudantes, docentes, funcionários e egressos é de R$30. Aos demais, a inscrição custa R$35.

Mais informações: (47) 3341-7559, no Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU).