Newton Fund aprova workshop sobre ensino e acessibilidade de pessoas cegas

Financiamento ocorre por meio do programa Researcher Links

por Wagner José Mezoni | 09/11/2017

Itajaí - Alejandro Rafael Garcia Ramirez, professor e pesquisador do Mestrado em Computação Aplicada da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), teve aprovada proposta para financiamento de workshop solicitada ao Newton Fund, uma iniciativa do governo britânico que promove o desenvolvimento social e econômico por meio de pesquisa, ciência e da tecnologia.

Por meio do programa Researcher Links, o Fundo apoia a realização de workshops científicos que sirvam como plataformas para a colaboração entre cientistas brasileiros e britânicos. Estes workshops são coordenados por pesquisadores seniores de reconhecida competência nos seus campos de atividades de ambos os países.

O projeto de workshop aprovado terá como tema a criação de infraestruturas acessíveis para a mobilidade e educação de pessoas cegas, e terá como parceira internacional a professora e pesquisadora Marion Ann Hersh, do Departamento de Engenharia Biomédica da Universidade de Glasgow, da Escócia, que esteve na Univali, em 2016, apresentando o potencial inexplorado da área uso de robôs de serviço na melhoria da qualidade de vida e aumento da independência de seus usuários.