Mutirão da Univali leva atividades de saúde a Urubici

Projeto Sérgio Arouca ocorrerá entre os dias 22 e 28 de janeiro

por Natália Uriarte Vieira | 07/12/2017

Itajaí – Um mutirão de mais de 90 pessoas, entre eles acadêmicos da área da saúde, professores e médicos egressos da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) trocarão viagens de férias e o período de descanso de janeiro por uma ação social em um município de Santa Catarina. O grupo candidatou-se a mais uma edição do Projeto Sérgio Arouca, iniciativa do curso de Medicina da Univali inspirada no Projeto Rondon, que desta vez ocorrerá em Urubici (SC).

2017-12-07-Projeto Sérgio Arouca2.png

Sob a orientação de professores, os estudantes aproveitam a pausa nas aulas para se envolverem em atividades clínicas e outras ações de prevenção e promoção de saúde integral voltadas para populações carentes de cidades com menos recursos e menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

A ação será realizada entre os dias 22 e 28 de janeiro de 2018. O grupo que atuará no projeto participou, em novembro, de uma oficina preparatória com a elaboração das propostas que serão desenvolvidas em Urubici. As principais ações focam na saúde mental, saúde das mulheres, das crianças, de doentes crônicos e de idosos. Eles farão visitas domiciliares, consultas clínicas, coleta de preventivo, pequenos procedimentos cirúrgicos e ações de educação em saúde.

De acordo com Clarice Munaro, professora do curso de Medicina da Univali e uma das coordenadoras do projeto, essa será a 15ª edição. A comitiva contará com 94 pessoas, entre eles estão 81 alunos do curso de Medicina, dois acadêmicos do curso de Odontologia, dois estudantes de Psicologia, três professores da Universidade e seis médicos egressos da Univali.

Clarice defende que o projeto utiliza de diversas metodologias ativas de ensino e aprendizagem, e que, por isso, contribui para uma formação mais crítica, reflexiva e humanitária. "O fato das atividades serem em outro cenário, junto à comunidade, faz com que o acadêmico vivencie de forma mais intensa e comprometedora a saúde desta população", afirma a médica.

O nome da proposta é uma homenagem ao médico sanitarista Sérgio Arouca, expoente da reforma sanitária, que simboliza o desejo pela mudança em saúde.

Mais informações: (47) 3341-7865, no curso de Medicina da Univali.