Movimento Maio Roxo alerta para doenças inflamatórias intestinais

Univali faz abordagem de conscientização na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária

por Natália Uriarte Vieira | 23/05/2018

Itajaí – A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) une-se ao movimento internacional Maio Roxo para conscientizar a população sobre a importância da prevenção e do tratamento das doenças inflamatórias intestinais. Cerca de cinco milhões de pessoas convivem com estas enfermidades, no mundo. Durante este mês, acadêmicos e professores da Escola de Ciências da Saúde prestam orientações à população, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária, no bloco F7 do Campus Itajaí.

2018-05-23-Maio Roxo - doenças inflamatórias intestinais.png

As doenças inflamatórias intestinais (DII) representam um grupo de enfermidades que acometem o trato gastrointestinal. Elas caracterizam-se por processos inflamatórios crônicos, com episódios agudos imprevisíveis, compostos por períodos de remissão e exacerbação. As duas doenças mais comuns enquadradas neste grupo são a retocolite ulcerativa e a doença de Crohn.

Como são doenças com resposta terapêutica variável, repercussões sistêmicas, psicológicas e sociais, a abordagem é complexa e envolve diversos profissionais da saúde. Diante desta realidade, a Univali criou o Ambulatório Interdisciplinar de DII, localizado no Campus Itajaí, que atende moradores dos 11 municípios da Associação dos Municípios da Foz do Rio Itajaí (Amfri), com assistência multidisciplinar à saúde da população acometida por estas doenças.

O objetivo das atividades realizadas na Univali, neste mês, é chamar a atenção da comunidade para as DII e seus sinais clínicos, para estimular o diagnóstico precoce, os hábitos alimentares saudáveis e a busca de qualidade de vida aos pacientes acometidos. A educação em saúde ocorre nas segundas, quartas e sextas-feiras, das 7h às 8h, e das 12h às 13h, por acadêmicos dos cursos de Medicina, Nutrição e Psicologia, e professores do projeto de extensão "Doenças Inflamatórias Intestinais".

O grupo da Univali também realizará formações sobre as doenças inflamatórias intestinais dirigidas a profissionais da saúde do município de Itajaí.

Mais informações: (47) 3341-7788, na Unidade de Saúde Familiar e Comunitária (USFC).