Mostra no Espaço Multiuso reúne obras sobre arte e o contexto escolar

Trabalhos do artista visual Kim Coimbra, egresso da Univali, estarão expostos no Espaço Multiuso, no Campus Itajaí, de 11 a 31 de julho

por Natália Uriarte Vieira | 05/07/2017

Itajaí – A mostra "Estar entre um ponto e outro" do artista visual Kim Coimbra reúne, no Espaço Multiuso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), no Campus Itajaí, trabalhos baseados em experiências realizadas no contexto escolar, sobre as relações entre arte, educação e os processos de mediação. A exposição abre no dia 11 de julho (terça-feira), às 19h30, e segue aberta à visitação até o dia 31 de julho.

2017-07-05  - Estar entre um ponto e outro  - 2015 caderno do artista-professor 2.png

A relação entre a palavra e o seu uso no espaço também é um dos motes apresentados pelo autor. Por meio das obras, o artista provoca reflexões sobre os conceitos de palavra situada ou de palavra pensada para um lugar, espaço, contexto ou situação específica: "Na proposição 'Pergunta', por exemplo, são apresentados cartazes com questionamentos elaborados por alunos para o contexto escolar e suas especificidades", explica Kim.

2017-07-05 - Estar entre um ponto e outro.png

O título da exposição é referência aos processos de mediação em arte. O significado reduzido da palavra mediar, no dicionário, é estar no meio de dois pontos. Sobre isto, o artista visual ressalta: "No entanto, quando pensamos na mediação em arte, o papel de mediar é mais do que encontrar um meio ou uma medida em comum, e sim criar diálogos, deslocamentos e problematizações", ressalta.

O autor

Kim Coimbra atua e reside em Itajaí (SC), é artista visual e professor, formado em Artes Visuais pela Univali. Sua pesquisa parte de três aspectos: a docência; exercícios de escrita e leitura; e a palavra pensada para um lugar, espaço, contexto ou situação específica. É integrante do Desdobraduras, espaço de pesquisa e produção em artes visuais, responsável pelo projeto Portuário e a publicação Zona Portuária (2016), e ações como a exposição Escolinha de Arte (2015), o Salão dos Nossos (2016) e a ação Dizer o que precisa ser dito (2017), ambas parcerias entre o Desdobraduras e a Câmara Setorial de Artes Visuais de Itajaí.

Abertura da mostra e lançamento do livro

A abertura da mostra ocorre no dia 11, às 19h30, junto com o lançamento do livro "Escola, Música e Mediação Cultural", de autoria de Mônica Zewe Uriarte, professora nos cursos de Música e Pedagogia, e no Mestrado em Educação da Univali. A obra surgiu com o desenvolvimento do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) da Univali, que tem como eixo norteador a educação estética.

O que: Exposição "Estar entre um ponto e outro", de Kim Coimbra

Quando: De 11 a 31 de julho. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30

Onde: Espaço Multiuso (anexo à Reitoria) da Univali, Campus Itajaí.

Mais informações: (47) 3341-7580, na Seção de Arte e Cultura da Univali.