Modateca da Univali recebe a mostra “BQ80: Quando Brusque foi a capital do Rock no Sul”

Exposição segue aberta à visitação até o dia 12 de dezembro, no Campus Balneário Camboriú

por Natália Uriarte Vieira | 31/10/2018

Balneário Camboriú – A Modateca da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), localizada na Biblioteca do Campus Balneário Camboriú, recebe a exposição "BQ80: Quando Brusque foi a capital do Rock no Sul". A mostra reúne música e moda e tem como tema central a cena musical que movimentou a cidade de Brusque, em Santa Catarina, na década de 1980, chegando ao seu auge no ano de 1988. A visitação segue aberta ao público até o dia 12 de dezembro, de forma gratuita.2018-10-31- BQ80 Foto Coturno 01.png

Com nítida inspiração no movimento punk, as várias bandas formadas na época passaram a fazer diversos shows na região. Algumas delas apresentaram-se no programa Boca Livre da TV Cultura. A cidade também recebia shows de bandas de São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. Toda essa cena musical chamou a atenção da imprensa nacional e foi tema de reportagem especial no jornal Folha de São Paulo, figurou na revista Bizz e na coluna de Joyce Pascowitch.

A intenção da mostra, que tem curadoria do historiador e professor Renato Riffel, responsável pela Modateca da Univali, e da jornalista Claudia Bia, é rememorar esse momento cultural da cidade ocorrido há 30 anos, propondo também relações com a moda da época. A exposição reúne um raro acervo de fotos, cartazes, ingressos, fanzines, vídeos, camisetas de bandas de rock, entre outros itens, e é itinerante.

O trabalho, realizado pela Modateca em parceria com o curso de Design de Moda e a Escola de Artes, Comunicação e Hospitalidade da Univali, já passou por Brusque nos meses de setembro e outubro, e agora está exposto na Universidade. O horário de visitação é das 8h às 22h de segunda a sexta-feira, e das 9h às 13h, aos sábados. No espaço expositivo também ocorrerão eventos temáticos: um painel de discussão sobre as relações entre as letras punk e a literatura; um debate sobre música e moda; uma discotecagem com o melhor som das bandas da época.

Visitas monitoradas à exposição podem ser agendadas pelo e-mail modateca@univali.br. Vídeos das bandas que fizeram parte da cena local na época estão disponíveis no canal https://www.youtube.com/channel/UC52RoiqObmqWuv1DMVCff4A.

Exposição BQ80: Quando Brusque foi a capital do Rock no Sul"
Local: Modateca, localizada na Biblioteca Comunitária Univali, Campus Balneário Camboriú - 5ª Avenida, 1100 – Bairro Municípios, Balneário Camboriú (SC)
Período de visitação: de 30/10 a 12/12/2018, de segunda a sexta-feira, das 8h às 22h, aos sábados, das 9 às 13h.

Mais informações: (47) 3261-1235, no curso de Design de Moda, com o professor Renato Riffel.