Os acadêmicos do curso de Licenciatura
Intercultural Indígena Guarani, com habilitação em Pedagogia, da Univali,
Campus Biguaçu, realizaram, no dia 6 de julho, uma visita técnica ao Centro de
Educação Infantil Neide Merísio Molleri da Rede Municipal de Ensino do
município de Camboriú (SC).
A atividade integrou parte dos conteúdos
previstos na disciplina de Organização
Curricular para Educação Infantil I, ministrada pela professora Zemilda do Carmo
Weber do Nascimento dos Santos, e teve como objetivo
perceber aspectos ligados à estrutura física do Centro de Educação Infantil,
como se organizam os espaços, quais são os materiais (mobília e material
pedagógico) utilizados para cada faixa etária (turma), bem como verificar como
está organizado o Projeto Político Pedagógico (PPP). O grupo dialogou com a
gestora e a supervisora da instituição que, além de responderem questionamentos
dos alunos, apresentaram os espaços.
Como em suas comunidades
ainda não há instituições de Educação Infantil, os estudantes tiveram a
oportunidade de, além de conhecer a estrutura física, tirar dúvidas e ouvir
relatos que auxiliaram na compreensão de como essa primeira etapa da Educação
Básica se estrutura em relação a agrupamentos e faixa etária (turmas), rotinas,
planejamento, avaliação e documentação, relação entre a família e a
instituição, além de outros temas da área.
“As visitas técnicas
possibilitam aos alunos do curso compreender melhor como a primeira etapa da
Educação Básica se organiza, além de contribuir na formação acadêmica para a
futura docência na Educação Infantil”, comenta o coordenador do curso, professor
Edgar Antônio Piva.