Licenciatura Intercultural Indígena realiza visita técnica em Camboriú

Atividade ocorreu no CEI Neide Merísio Molleri

por Natália Uriarte Vieira | 10/07/2019

Os acadêmicos do curso de Licenciatura Intercultural Indígena Guarani, com habilitação em Pedagogia, da Univali, Campus Biguaçu, realizaram, no dia 6 de julho, uma visita técnica ao Centro de Educação Infantil Neide Merísio Molleri da Rede Municipal de Ensino do município de Camboriú (SC).

2019-07-10 -atividade pedagogia indígena 2.jpg

A atividade integrou parte dos conteúdos previstos na disciplina de Organização Curricular para Educação Infantil I, ministrada pela professora Zemilda do Carmo Weber do Nascimento dos Santos, e teve como objetivo perceber aspectos ligados à estrutura física do Centro de Educação Infantil, como se organizam os espaços, quais são os materiais (mobília e material pedagógico) utilizados para cada faixa etária (turma), bem como verificar como está organizado o Projeto Político Pedagógico (PPP). O grupo dialogou com a gestora e a supervisora da instituição que, além de responderem questionamentos dos alunos, apresentaram os espaços.

Como em suas comunidades ainda não há instituições de Educação Infantil, os estudantes tiveram a oportunidade de, além de conhecer a estrutura física, tirar dúvidas e ouvir relatos que auxiliaram na compreensão de como essa primeira etapa da Educação Básica se estrutura em relação a agrupamentos e faixa etária (turmas), rotinas, planejamento, avaliação e documentação, relação entre a família e a instituição, além de outros temas da área.

“As visitas técnicas possibilitam aos alunos do curso compreender melhor como a primeira etapa da Educação Básica se organiza, além de contribuir na formação acadêmica para a futura docência na Educação Infantil”, comenta o coordenador do curso, professor Edgar Antônio Piva.