LEA exibe curta na Mostra Cinema e Meio Ambiente

Evento ocorreu em Balneário Camboriú (SC)

por Natália Uriarte Vieira | 13/06/2019

No dia Mundial da Terra, também denominado Dia do Meio Ambiente, 5 de junho, o Laboratório de Educação Ambiental da Univali, representado pelo professor José Matarezi e pelos bolsistas de extensão, participou da Mostra Cinema e Meio Ambiente e do lançamento do projeto Alterama, na Cineramabc Arthouse, em Balneário Camboriú (SC).

2019-06-13 - professor Matarezi.png

A abertura do evento ocorreu com a exibição do curta-metragem "Mais que a Lama: Memórias, Ausências e História", produzido pelos projetos de extensão Sala Verde e Trilha da Vida, em 2017, juntamente com famílias atingidas pelo crime ambiental de Mariana (MG). Na oportunidade, o oceanógrafo Rafael Langella, egresso da Univali, falou sobre o processo de realização da oficina de educação ambiental com os atingidos, bem como da produção do documentário.

O LEA, vinculado à Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Univali, pode contribuir com a abordagem metodológica Trilha da Vida voltada para o trabalho de resgate e valorização do patrimônio imaterial das famílias atingidas. O curta-metragem "Mais que a Lama" é resultado da parceria entre as seguintes Instituições: Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), Universidade da Região de Joinville (Univille) e a Univali, em articulação com o Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB), a Sala Verde de Itajaí e os projetos "Trilha da Vida" (Univali) e "Escolas Sustentáveis" (UFOP) e pode ser acessado pelo link: https://www.youtube.com/watch?v=RP6QFcJgsrA&t=7s .