Laboratório de Educação Ambiental ministra oficina para alunos do CAU

Atividade ocorreu no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 16/04/2019

No dia 12 de abril, o Laboratório de Educação Ambiental da Univali ministrou uma oficina para alunos da Educação Infantil do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), Campus Itajaí. A atividade desenvolveu-se a partir da utilização de tintas naturais de terra, como ação do projeto de extensão “TerrArte - Arte com Terra”, vinculado ao projeto Sala Verde: Observatório de Educação, Saúde, Cidadania e Justiça Socioambiental do Vale do Itajaí (SC).

2019-04-16 - oficina tintas naturais CAU2.jpg

A oficina contemplou crianças de 4 a 6 anos. No ano passado foram atendidas 40 crianças com a proposta. Neste ano, a expectativa é de atingir 60 crianças por meio de três oficinas. A atividade caracteriza-se como interdisciplinar - de ensino, pesquisa e extensão -, ao integrar também a pesquisa de conclusão do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da acadêmica Andreia Brizolla.

2019-04-16 - oficina tintas naturais CAU3.jpg2019-04-16 - oficina tintas naturais CAU.jpg

O objetivo da oficina é promover a arte-educação-ambiental a partir da utilização de tintas naturais de terra. A proposta contribui para a formação dos alunos e os desperta para questões socioambientais, em especial a problemática da geração de resíduos. Os kits educativos de tinta com terra desenvolvidos pelo projeto e utilizados na oficina são provenientes do reaproveitamento e da valorização de resíduos.