Laboratório de Ecotoxicologia Marinha analisa água do litoral de Pernambuco

Resultados preliminares apontam risco ecológico

por Natália Uriarte Vieira | 19/06/2020

Santa Catarina -  O Laboratório de Ecotoxicologia Marinha (Letox), da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) está realizando análises ecotoxicológicas do óleo e da água no litoral do Pernambuco, depois do aparecimento de petróleo na costa do nordeste brasileiro.  O trabalho é feito em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e por meio de projetos aprovados no Programa Capes Entre Mares e na Fundação de Amparo à Pesquisa e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe).

praia pernambuco3.jpegpraia pernambuco editada.jpg

O Letox recebeu as amostras em março deste ano e realizou as análises antes do distanciamento social gerado pela pandemia da Covid-19. Atualmente, os pesquisadores da Univali estão em discussão com base nos resultados obtidos pelo grupo de pesquisadores da UFPE. Ainda ocorrerão novas coletas e análises de amostras para a continuidade do monitoramento, no entanto, os primeiros resultados já preocupam.

“Os resultados até então obtidos apontam para uma situação preocupante, com risco ecológico mesmo depois de quase um ano após o primeiro aparecimento de óleo nas praias nordestinas. Porém, as análises são preliminares, são necessárias mais amostras para uma correta avaliação", afirma o professor doutor Charrid Resgalla Jr., que lidera os estudos na Univali.

Letox Univali

O Letox Univali é preparado para realizar testes de toxicidade ou bioensaios com organismos marinhos. Ou seja, faz experimentos utilizando organismos marinhos para avaliar a existência de contaminação e, consequentemente, a toxicidade na água do mar, assim como de sedimento marinho, além de avaliar o grau de toxicidade de substâncias puras como metais pesados, derivados de petróleo, defensivos agrícolas entre outras substâncias.