ITCP/Univali participa do Fórum Social Mundial, em Salvador

Atividades do grupo estão programadas até o dia 17 de março

por Wagner José Mezoni | 15/03/2018

Itajaí - Representantes da Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares (ITCP) da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), participam, do Fórum Social Mundial, que ocorre, até o dia 17 de março, em Salvador, na Bahia.

Durante o evento eles realizarão, juntamente com a Rede Universitária de Incubadoras de Cooperativas Populares (Rede ITCPs), uma atividade autogestionada para reunir membros da entidade e demais interessados para: refletir sobre a conjuntura da economia solidária no Brasil; trocar e socializar experiências e metodologias; e discutir questões referentes a operacionalização da Rede e organização do Congresso da área que ocorrerá até o final do ano.

Leila Andrésia Severo Martins, responsável pelo ITCP/Univali e Fabiana da Silva Oliani, pesquisadora da área, também representarão Santa Catarina em atividades do movimento da Economia Solidária, realizadas dentro dos eixos temáticos "Democratização da Economia e Mundo do Trabalho".

O Fórum é uma iniciativa da sociedade civil organizada, surgida em Porto Alegre, em 2001, para promover o encontro democrático, plural e de resistência com o objetivo de incentivar debates, aprofundamento da reflexão coletiva, troca de experiências e constituir coalizões e redes entre os movimentos sociais e organizações comunitárias.

O evento é realizado a cada dois anos, sendo que, nos anos de intervalo, fóruns temáticos descentralizados e autônomos são realizados para dar seguimento às articulações e reflexões críticas nos diferentes países e regiões.

Com o lema “Resistir é criar, resistir é transformar!”, o Fórum 2018 já tem mais de 1,5 mil coletivos, organizações e entidades cadastrados, e cerca de 1,3 mil atividades autogestionadas inscritas, com representantes de entidades de países como Canadá, Marrocos, Finlândia, França, Alemanha, Tunísia, Guiné, Senegal, além de países Panamazônicos e representações nacionais.