Instrumento instalado em Cabeçudas auxilia no monitoramento das marés

Marégrafo foi colocado pela Univali em espaço cedido pelo Iate Clube, em Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 09/07/2020

Itajaí – O Laboratório de Oceanografia Física da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) instalou, há um ano, um marégrafo em um espaço cedido pelo comodoro Marcelo Claudio Xavier, do Cabeçudas Iate Clube, em Itajaí. O instrumento oceanográfico serve para medir as marés, mais precisamente, as variações no nível do mar. Os dados são medidos continuamente pelo instrumento, a cada cinco minutos, e enviados via tecnologia GSM para o banco de dados do Laboratório de Informática da Biodivesidade e Geomática (LIBGeo), na Universidade.

maregrafo.jpgmaregrafo2.jpg

O professor Mauro Michelena, o técnico Márcio Piazera e os estagiários do Laboratório de Oceanografia Física da Univali foram os responsáveis pela instalação do marégrafo. A atividade de medição com instrumento faz parte do Programa de Assessoria e Monitoramento Ambiental da Região de Influência do Porto de Itajaí, parceria técnico-científica entre a Univali e a Superintendência do Porto de Itajaí (SPI), que conta com a coordenação do professor Jurandir Pereira Filho, da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia da Universidade. Os dados medidos pelo marégrafo são analisados e interpretados para compor os relatórios entregues ao Porto de Itajaí. Além disso, eles são usados em atualizações de cartas náuticas, atividades de dragagens e para calibrar e validar modelos numéricos.

Atividades práticas de ensino também têm estes dados como fonte e eles serão utilizados por acadêmicos do curso de Oceanografia em seus trabalhos de conclusão de curso. Recentemente, a Epagri/Ciram começou a divulgar em sua página os dados medidos pelo marégrafo instalado em Cabeçudas. Assim, o instrumento passou a integrar e auxiliar a rede maregráfica mantida pela Epagri em todo litoral de Santa Catarina. Os dados estão disponíveis para consulta em http://ciram.epagri.sc.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2440&Itemid=753#.​