Iniciam as aulas do Mestrado Profissional Internacional em Direito das Migrações Transnacionais

Curso é o primeiro nestes moldes recomendado pela Capes no Brasil

por Natália Uriarte Vieira | 15/05/2019

Um seminário de integração marcou, no dia 14 de maio, o início das aulas do Mestrado Profissional Internacional em Direito das Migrações Transnacionais, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) em conjunto com a Università degli Studi di Perugia (UNPG), da Itália. O curso é o primeiro nestes moldes recomendado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

2019-05-16 -mestradro direito transnacional.jpg

Os mestrandos foram recepcionados, no auditório do Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica, localizado no 4º piso do bloco D1, no Campus Itajaí, pelo reitor, professor Valdir Cechinel Filho. Também estavam presentes o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, professor Rogério Corrêa;  o diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais, professor José Everton da Silva; o gerente de Pesquisa e Pós-Graduação, Cesar Albenes Zeferino;  e o coordenador do curso, professor Rafael Padilha dos Santos, além de representantes da equipe docente do Mestrado.

2019-05-16 -mestradro direito transnacional.2.jpg

As aulas, no Brasil, ocorrerão uma vez por mês na Univali, em regime intensivo. Nos meses de março e abril de 2020, os mestrandos irão para a Itália estudar e realizar uma visita técnica, como uma imersão à realidade do direito das migrações na Europa.

A formação avançada tem foco na análise e resolução de problemas reais da área migratória, com conhecimentos específicos qualificados e atualizados, unindo a teoria com a prática. A área de concentração do curso é "Fundamentos Jurídicos da Migração Transnacional", com as seguintes linhas de pesquisa: "Direitos Humanos e Migração" e "Regulação do Fenômeno Migratório Transnacional". Com duração de 18 meses e possibilidade de prorrogação por mais seis meses, as atividades serão desenvolvidas em português e italiano, podendo-se também utilizar o espanhol e o inglês. Ao final do mestrado o participante recebe um diploma único expedido pelas duas universidades - Univali e UNPG.

2019-05-16 Mestrado Direito Transnacional.jpg

Mais informações: (47) 3341-7519, no Programa de Pós-Graduação em Ciência Jurídica da Univali.