• Univali
  • Notícias
  • Grupo participa de estudo a bordo do NPqHO sobre depósitos fosfáticos

Grupo participa de estudo a bordo do NPqHO sobre depósitos fosfáticos

Expedição iniciou no dia 27 de fevereiro (quinta-feira)


por Wesley Martins - Estagiário de Jornalismo | 18/02/2020

​Itajaí – O professor José Gustavo Natorf de Abreu, a egressa Kathryn de Oliveira Cardinal e o acadêmico Murilo Soares, do curso de Oceanografia da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), embarcaram dia 27 de fevereiro (quinta-feira), no Navio de Pesquisa Hidroceanográfico Vital de Oliveira (NPqHo) da Marinha do Brasil, para pesquisa sobre depósitos fosfáticos em Bacias da Margem Continental Brasileira.

2019-04-08- Navio NPqHO.jpg

O estudo é conduzido pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM), com o “Projeto de prospecção e exploração de depósitos de fosforitas marinhas na plataforma continental jurídica brasileira – profosforita". O grupo realizará levantamentos na formação geológica chamada de Terraço do Rio Grande, que é abrangida pela Zona Econômica Exclusiva (ZEE) Brasileira, também conhecida como Amazônia Azul.

O cruzeiro oceanográfico a bordo do Navio Vital de Oliveira é direcionado para pesquisas sobre os depósitos fosfáticos como etapa de execução do Programa de Avaliação da Potencialidade Mineral da Plataforma Continental Jurídica do Brasil (Remplac). Na expedição estão sendo analisadas as questões ambientais, condições naturais, biomas aquáticos e estudos de potencial de rochas fosfáticas, com dados sobre área, volume e extensão.

O professor Gustavo Natorf ocupa a chefia científica da operação, unindo-se à equipe científica e técnica do Serviço Geológico do Brasil. Kathryn utilizará os dados da pesquisa para o desenvolvimento do seu trabalho da pós-graduação, e Soares, que está na fase final da graduação, por meio desta vivência, irá adquirir conhecimentos na área de geologia e geofísica marinha para aproveitamento no seu futuro profissional. Eles sairam de Itajaí com previsão de chegada ao Rio de Janeiro no dia 19 de março (quinta-feira).

Mais informações: (47) 3341-7718, no Laboratório de Oceanografia Geológica, com o professor José Gustavo Natorf de Abreu.


  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade