Formação do Programa Acolher reúne docentes, em Itajaí

Trilha Formativa ocorreu no Espaço do Conhecimento Compartilhado

por Natália Uriarte Vieira | 05/08/2019

Na tarde de 1º de agosto (quinta-feira), foi realizada uma formação do Programa Acolher, implantado na Univali como canal de escuta qualificada, orientação e amparo aos estudantes que, no ambiente acadêmico, estão ou passaram por situações que envolvem sofrimento psicológico. A Trilha Formativa envolveu 90 professores de diversos campi e áreas, em discussões e metodologias ativas mediadas pela psicóloga e docente, Roberta Borghetti Alves, coordenadora do Programa, pelas psicólogas Marise Aparecida Ramos e Thais Bolognini e pelo médico psiquiatra Giovani Tesser.

2019-08-05- Formação Programa Acolher.jpg

O encontro, no Espaço do Conhecimento Compartilhado da Escola de Ciências da Saúde, pautou diferentes formas de acolher o aluno que está passando por sofrimento psíquico, com foco principalmente na depressão, em ataques de pânico e suicídio. Alunos voluntários também participaram, simulando situações que foram amplamente analisadas e discutidas pelos grupos.

2019-08-05- Formação Programa Acolher3.jpg

O Programa Acolher está vinculado à Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional - Núcleo de Acessibilidade da Univali (NAU) – e à Escola de Ciências da Saúde. Outras formações serão ofertadas por meio da iniciativa, relacionadas à saúde mental e à violência de gênero.

2019-08-05- Formação Programa Acolher2.jpg