Forma-se o primeiro concluinte da dupla titulação em Direito

Felipe Lourival da Silva recebe diploma da Univali e da Universidade de Alicante

por Natália Uriarte Vieira | 01/10/2018

Santa Catarina – Felipe Lourival da Silva, 23 anos, é o primeiro acadêmico a formar-se na dupla titulação em Direito, fruto da parceria entre a Universidade do Vale do Itajaí (Univali) e a Universidade de Alicante, da Espanha. A proposta é pioneira neste formato em Santa Catarina e permite que o participante receba dois diplomas, um da universidade brasileira e outro da espanhola, com validade em toda a União Europeia.

A dupla titulação em Direito da Univali e da Universidade de Alicante foi lançada no primeiro semestre do ano passado. Para oferta do programa realizou-se uma análise de equivalência das matrizes curriculares e as universidades submeteram aos trâmites internos para aprovação da integralização.

Felipe da Silva conta que o programa foi planejado para ser cursado em dois anos, mas, como havia possibilidade de fazê-lo em um ano, ele direcionou e intensificou os estudos, encerrando-o em doze meses. "Quando ouvi falar desta oportunidade me planejei e reorganizei toda a minha vida. Foi uma experiência transformadora em todos os sentidos, abriu meus olhos para o mundo", afirma o concluinte.

Ele ficou em Alicante de agosto de 2017 a julho deste ano. Antes de viajar, prestou prova e foi aprovado no Exame da OAB. Agora, após ter sido aprovado em todas as 11 disciplinas que cursou na Espanha e ter desenvolvido o seu trabalho de conclusão de curso, foi também aprovado no Mestrado em Advocacia na Universidade de Valência (Espanha). Porém, abdicou da vaga neste momento por questões pessoais.

Fotos: Dales Hoeckesfeld2018-09-26- Felipe Lourival da Silva - primeiro formado na dupla titulação Direito.png

"Cada vez mais o caminho é a internacionalização e foi a Univali que me proporcionou essa oportunidade única. Sei que não é fácil ofertar um programa como este. Se fosse, todos teriam", opina Silva. No momento, ele já está cursando uma especialização em Direito Tributário, área que descobriu ter afinidade nas aulas de Tributação Internacional. Está ansioso e à espera da carteira de habilitação da OAB para começar a atuar. O mestrado ainda segue em seus planos e deve tornar-se realidade em breve. Além disso, pretende seguir com vínculos com a Univali e sonha em ser docente da Instituição.

"Esta dupla titulação representa muito para a comunidade acadêmica. Ela oportuniza a obtenção de um título em Direito válido em 26 países europeus e notório no Brasil", destaca José Everton da Silva, diretor da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali.

Mais informações: (47) 3341-7846, na direção da Escola de Ciências Jurídicas e Sociais da Univali.