Exposição do artista Wences abre para visitação no Espaço Multiuso

Obras da mostra “Possibilidades” estarão na Univali, em Itajaí, entre os dias 26 de fevereiro e 27 de março

por Natália Uriarte Vieira | 20/02/2019

Itajaí – O Espaço Multiuso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) abre a agenda de exposições deste ano, no dia 26 de fevereiro (terça-feira), às 17h30, com a mostra "Possibilidades – uma linguagem contemporânea", do artista itajaiense Wences.

2019-02-20 - Obra do Wences - Danca dos Tetrapodes 1,33x0,925.jpg

Com curadoria de Mara Bueno, a exposição reúne 25 obras que ao término da exposição serão doadas à Fundação Univali. Elas exploram a forma dos tetrápodes (conhecidos como pés de galinha), elemento característico dos molhes de Itajaí, relacionado com a cultura local e mundialmente conhecido em cidades portuárias. Wences incorpora em suas pesquisas novos conceitos e linguagens ao tetrápode. As formas apresentam-se, por meio da arte, em um aspecto contemporâneo, desconstruindo a relação da forma original do tetrápode e a sua função.

Segundo o artista, as obras foram criadas ao som do Free Jazz, movimento musical que traz em sua raiz a liberdade de ritmo e em que cada elemento só tem valor se relacionado aos demais. Wences conta que a criação plástica também nasceu da pesquisa e da liberdade de criação, aguçando a percepção do espectador e gerando possibilidades de interpretações. Na mostra, o artista explora conceitos relacionados a leveza, espaço, desgaste, velocidade e tempo. O autor também utiliza as Leis da Gestalt (estudo da forma), para embasar e dar sustentação às composições e leituras visuais de suas criações.

2019-02-20 - Obra Wences - Anjos Dourados 060x095.jpg

O Espaço Multiuso conta com a curadoria da professora Ane Fernandes, sob gestão da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários. A mostra é uma realização da Univali e conta com o apoio da Associação dos Funcionários da Univali (Afuvi) e da Associação dos Professores do Ensino Superior de Itajaí (Apesi).

As escolas e demais grupos interessados em agendar visita devem entrar em contato pelo e-mail galeriadearteunivali@univali.br ou pelo telefone (47) 3341-7631. A visitação é gratuita e seguirá até o dia 27 de março, de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30.

2019-02-20 - Obra Wences - Carretel de Cores II 091x060.jpg

Serviço
O que: Exposição "Possibilidades – uma linguagem contemporânea", do artista Wences
Quando: Abertura dia 26 de fevereiro, às 17h30. Visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, até o dia 27 de março
Onde: Espaço Multiuso da Univali, anexo à Reitoria – Rua Uruguai, 458, Centro – Itajaí (SC)
Visitação gratuita

Mais informações: (47) 3341-7631, na Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários.