SharePoint
  • Univali
  • Notícias
  • Evento na Univali pauta questões da luta antimanicomial no Brasil

Evento na Univali pauta questões da luta antimanicomial no Brasil

Programação contempla palestras, seminário e rodas de conversa, entre os dias 22 e 30 de maio, em Itajaí


por Natália Uriarte Vieira | 18/05/2017

Itajaí – Palestras, rodas de conversa e o 5º Seminário de Saúde Mental do Trabalho compõem a programação do evento realizado na Universidade do Vale do Itajaí (Univali), Campus itajaí, entre os dias 22 de 30 de maio, alusivo ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial – 18 de maio. As atividades propostas têm como objetivo ampliar a discussão sobre o atendimento às pessoas acometidas por algum transtorno mental, o convívio em sociedade e as políticas públicas de atenção à saúde mental.

2017-05-17- Psicologia - Luta antimanicomial.jpg

O evento é realizado pelo Centro Acadêmico de Psicologia em parceria com o curso de Psicologia da Univali. Na abertura, dia 22 de maio (segunda-feira), às 19h, no auditório 3 do bloco F2, a psicóloga e egressa da Univali, Daniela Ariño palestrará sobre a saúde mental dos graduandos, com reflexões sobre o adoecimento deste público.  

No dia 25 (quinta-feira), das 8h às 18h, também no auditório do F2, ocorre o Seminário de Saúde Mental. Juan Manuel Urbinati, psicólogo, psicanalista, doutor em Filosofia e diretor do Hospital de Saúde Mental Estancia Morro Grande, de Ibiúna em São Paulo, apresentará um panorama das doenças mentais no trabalho, a partir das principais causas, identificação e prevenção, consequências, modelos de intervenção, dificuldades enfrentadas e interferências.

O contexto apresentado no filme Nise será foco de debate numa roda de conversa entre residentes e acadêmicos de Psicologia, na tarde de sexta-feira (26), às 14h, na sala 301 do bloco F2. À noite, às 19h, o psicólogo Alexandre Portugal, também egresso da Univali, ministra a palestra "O suicídio na contemporaneidade: Um olhar fenomenológico existencial".

No dia 30 (terça-feira), às 14h, no Sesc Itajaí, haverá exibição do filme "Estamira",  seguido da palestra "Somos todos Estamira: uma discussão sobre a loucura", proferida pela antropóloga e professora da Univali, Micheline Ramos de Oliveira.

A programação contempla, ainda, intervenções e momentos culturais no Campus Itajaí. As atividades são gratuitas e as inscrições estão disponíveis em www.univali.br/eventos.

Mais informações: (47) 3341-7542, na coordenação do curso de Psicologia da Univali.

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2017 - Todos os direitos reservados

Evento na Univali pauta questões da luta antimanicomial no Brasil