Evento do Proler aborda relação entre a leitura e o teatro

Atriz Heloise Baurich ministra palestra, dia 19, no Campus Itajaí

por Natália Uriarte Vieira | 13/06/2018

Itajaí – A relação entre a leitura e o teatro, focada na aproximação e apropriação do texto literário será o tema da palestra ministrada pela atriz e professora Heloise Baurich Vidor, no dia 19 de junho (terça-feira), às 19h, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali). O evento será no auditório do bloco D1, no Campus Itajaí, e marca o encerramento das atividades do projeto Proler, neste semestre.

2018-05-22- Leitura e teatro.png

A atividade pretende sensibilizar e incentivar jovens e adultos para a leitura, estimulando o contato com obras literárias diversificadas, em sua materialidade, e com o objeto livro. A ideia é provocar a reflexão nos envolvidos sobre a oportunidade de aproximação entre os campos da leitura e do teatro, em diálogo com práticas de leitura coletivas e lúdicas associadas a procedimentos teatrais.

Heloise é graduada em Interpretação Teatral, mestre em Educação e Cultura, e mestre em Teatro. É professora do Departamento de Artes Cênicas da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc). Possui experiência em interpretação e direção teatral. Sua pesquisa atual, intitulada "Teatro, Leitura, Literatura e Educação: encontros com o texto" associa o campo da leitura ao do teatro. É autora dos livros Drama e Teatralidade: o ensino do teatro na escola (2010) e Leitura e Teatro: aproximação e apropriação do texto literário (2016).

A palestra destina-se a acadêmicos da Escola de Educação e demais interessados. A entrada é franca e as inscrições estão disponíveis aqui

Proler Itajaí

O projeto de extensão Proler Itajaí promove ações para fomentar a leitura e a formação estética, envolvendo atividades ligadas a música, artes visuais, teatro e literatura. Desenvolve capacidades artísticas e culturais em espaços educacionais públicos e privados, fomentando assim o acesso da comunidade à leitura e as manifestações artísticas e culturais. A iniciativa é vinculada à Escola de Educação da Univali e realiza-se a partir da parceria com a Secretaria Municipal de Ensino de Itajaí, Fundação Cultural de Itajaí, Fundação Cultural de Balneário Camboriú, Secretaria Municipal de Educação de Balneário Camboriú, Biblioteca Pública Municipal e Escolar Norberto Candido Silveira Junior e o Sesc Itajaí.

Mais informações: (47) 3341-7989, no curso de Letras da Univali.