Estudo sobre disciplina de Projeto Comunitário de Extensão Universitária é destaque na Extensio

Revista da UFSC publicou artigo de pesquisadoras da Univali no dia 28

por Wagner José Mezoni | 07/05/2021
​Itajaí - O estudo "Experiências docente-discente vivenciadas na disciplina de projetos comunitários de extensão universitária - Univali", de autoria das pesquisadoras Márcia Gilmara Marian Vieira, Yára Christina Cesário Pereira e da acadêmica do curso de licenciatura em Letras Mariana Teixeira Fares Camargo, da Universidade do Vale do Itajaí (Univali) foi publicado pela Extensio, revista eletrônica de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

O artigo apresenta as vivências dos acadêmicos na disciplina de Projeto Comunitário de Extensão Universitária (PCEU) que é oferecida pela Univali. A disciplina, elaborada em consonância ao Plano Nacional de Educação, é fruto do trabalho conjunto da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários e da Vice-Reitoria de Graduação e Desenvolvimento Institucional da Universidade e foi incorporada na matriz curricular de diferentes cursos por meio do Núcleo de Disciplinas Institucionais (NID), com foco na formação dos acadêmicos em atividades extensionistas.

O estudo relata como acadêmicos da disciplina criaram miniprojetos, baseados em projetos de extensão universitária em andamento, que tiveram como critério o estabelecimento de diálogos com o enfrentamento de problemas sociais e econômicos contemporâneos, potencializados com o contexto da pandemia Covid-19, como a inclusão da população de risco e vulnerabilidade social e busca pela segurança alimentar como uma das condições para a conquista da cidadania em sua plenitude.

O destaque é o miniprojeto “Educação Para Transformação: Mudando Vidas” que, baseado no projeto de extensão universitária “Educação para Transformação: meio ambiente, saúde e gênero”, foi desenvolvido com estudantes da Escola de Ensino Básico Paulo Bauer, do município de Itajaí, no início de 2020. O artigo completo pode ser conferido clicando aqui.

Projeto representa papel comunitário da Universidade

O projeto de extensão da Univali "Educação para Transformação: Meio Ambiente, Saúde e Gênero", promove educação continuada em saúde, meio ambiente e relações de gênero para o desenvolvimento social, econômico e ambiental da agricultura familiar, além da participação cidadã como estratégia de mudança, autonomia, geração de renda local e estimulo ao consumo de alimentos saudáveis por meio da agricultura de base agroecológica.

Ele está alinhado com sete dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) promovidos pela Organização das Nações Unidas (ONU) como um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade. São eles: ODS #02 - Fome Zero e Agricultura Sustentável; ODS #03 - Saúde e Bem-estar; ODS #04 - Educação de Qualidade; ODS #05 - Igualdade de Gênero; ODS #10 - Redução das Desigualdades; ODS 11 - Cidades e Comunidades Sustentáveis; e ODS #12 - Consumo e Produção Responsáveis. Essa, no entanto, não é uma ação isolada da Universidade.

Capitaneada pela Vice-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, a Univali mantém quatro programas de extensão institucionais além de outros dez programas e 30 projetos por área, mantidos pelas Escolas do Conhecimento. Somado, a área totaliza 604 ações de extensão comunitária, artística, cultural, esportiva, além de programas, projetos, eventos e cursos que beneficiam diretamente 494 instituições parceiras. São 258 mil pessoas do entorno da Universidade atendidas diretamente pela Instituição. Indiretamente esse número passa de um milhão.