Estudantes são selecionados para participar do Rondon 2018

Os universitários passaram por seleção e formaram dois grupos que realizarão ações do projeto


por Univali | 02/05/2018

Incentivar agentes multiplicadores a transformarem suas comunidades. Este é o principal objetivo do Projeto Rondon, que será realizado no mês de julho. Coordenado pelo Ministério da Defesa e realizado por universidades escolhidas por meio de edital, duas operações serão desenvolvidas neste ano, a Pantanal, no Mato Grosso do Sul, e a Palmares, em Alagoas. Para realizar as atividades das operações, as universidades selecionadas abriram editais para escolher os futuros rondonistas. A Universidade do Vale do Itajaí (Univali), instituição participante do projeto a cerca de dez anos, realizou, nos últimos dois meses, o processo seletivo que definiu os acadêmicos voluntários de 2018.

2018-05-02-Projeto Rondon 2018 - Conjunto C.png                              Voluntários integrantes do conjunto C realizarão atividades da Operação Pantanal, no Mato Grosso do Sul

Para participar da seleção, os acadêmicos da Univali puderem se inscrever em dois conjuntos. Um deles era o A – com foco na realização de ações transformadoras nas comunidades de Alagoas, entre os dias 12 a 30 de julho, e que reunia estudantes das áreas de saúde, educação, cultura, direitos humanos e justiça. E o outro era o conjunto C -  que objetiva fazer a cobertura e divulgação das ações do projeto no Mato Grosso do Sul, entre os dias 5 e 23 de julho. O processo para a escolha dos rondonistas iniciou em março e foi finalizado em abril, sendo dividido em cinco etapas.

A professora do curso de Publicidade e Propaganda e responsável pelo conjunto C – que atuará na Operação Pantanal - Daniella Rebelo, conta que as etapas para escolha dos alunos foram compostas por reunião eliminatória, apresentação do Projeto Rondon, atividade prática em equipe com trabalhos parecidos com o que será realizado na operação, análise de portfólios e entrevista pessoal. Segundo Daniela, a formação da equipe tinha como objetivo unir estudantes com competências e habilidades necessárias para a realização das atividades do Rondon. “É importante termos voluntários com competências sociais, para trabalho em equipe e colaboração, pois a operação pode se mostrar um desafio que exige tanto profissionalmente, como também emocionalmente”. Para formar o conjunto C, foram escolhidos 12 universitários - dez voluntários e mais dois suplentes. Além da professora Daniella, a professora do Curso de Publicidade e Propaganda, Cynthia Hansen, também coordena os alunos deste conjunto.

Para os estudantes, o processo de seleção foi muito intenso. O acadêmico do 5º período de Relações Públicas, Rangel Agnolin, é um dos voluntários selecionados para a Operação Pantanal, ele conta que durante as etapas de seleção, os alunos tiveram que utilizar de algumas habilidades para atingir objetivos dentro de um prazo. “Sem dúvidas aprendi muito no processo, conheci novas pessoas que até conhecia de vista, mas não tinha contato. Foi um momento muito especial!”, afirma. O aluno também diz estar muito motivado para trabalhar com o grupo que foi escolhido para realizar a operação.

A seleção do conjunto A teve as mesmas etapas do conjunto C, diferenciando-se pelos critérios de avaliação e pelas atividades desenvolvidas a cada etapa, já que cada operação tem um foco específico. A professora do curso de Psicologia e responsável pelo Conjunto A, Maiara Pereira Cunha, conta que dentre os principais objetivos do processo de seleção está a escolha de acadêmicos que saibam dialogar com as diferenças culturais, que tenham capacidade de trabalhar em equipe e entender os limites e regras do projeto. Ela diz estar com boas expectativas em relação à operação. “O compromisso da nossa equipe é possibilitar oficinas qualificadas e, que dentro do possível, possibilitar trocas de saberes entre a comunidade e os nossos alunos”, completa. Para coordenar os alunos deste conjunto, além da professora Maiara, está o professor do curso de Psicologia, João Rodrigo Portes.

2018-05-02-Projeto Rondon - COnjunto A.png                                                    Voluntários integrantes do conjunto A realizarão atividades da Operação Palmares, em Alagoas

O Conjunto A é composto por oito voluntários e dois suplentes. Um dos voluntários é o acadêmico do curso de Nutrição, Murilo Lyra. Ele diz que a seleção para escolher os acadêmicos que irão para o projeto foi rigorosa e criteriosa, sempre alinhada com o perfil do Rondon de não ser assistencialista, e sim emancipatório. “Espero ser uma experiência muito significativa, pois estamos indo realizar atividades que fazem sujeitos verem o potencial de suas realidades e ajudar a transformá-las para melhor, no mesmo momentos que a gente aprende com as diferenças que nos unem”, enfatiza.

Abaixo, é possível conferir a lista completa dos voluntários e suplentes escolhidos para participar do Projeto Rondon.

CONJUNTO A

VOLUNTÁRIOS
Andressa Nesello Bricatte Barros - Odontologia
Diana Aparecida Bobato - Medicina
Felipe Ricardo Maçaneiro Trein - Direito
Jennifer Hostins - Enfermagem
Leticia Correa Ferreira - Psicologia
Murilo Lyra Pinto – Nutrição
Sheyenne Rafaeli da Silva – Educação Física
William de Souza Cunha - Farmácia

SUPLENTES
1ºMariele Maciel da Silva - Psicologia
2º Caroline Machado – Direito

CONJUNTO C

VOLUNTÁRIOS 
Alex Wallace Pellin – Publicidade e Propaganda
Amália Agatha Gregório – Publicidade e Propaganda
Amanda Beatriz Bail – Publicidade e Propaganda
Gabriel Cabreira Quintino – Fotografia
Guilherme Venancio – Jornalismo
Juniétty Mônica Hugen – Jornalismo
Maicon Renan de Paula – Jornalismo
Rangel Erminio Agnolin – Relações Públicas
Thaís Moreira Foris – Fotografia
Thayna Fagundes Lentz – Produção Audiovisual

SUPLENTES
1º Jéssica Inês da Cunha –  Relações Públicas
2º Thaynan Leticia Otavio – Relações Públicas

Texto - Juniétty Mônica Hugen e Maicon Renan de Paula – acadêmicos de Jornalismo
Fotos - Gabriel Cabreira Quintino e Thaís Moreira Foris – acadêmicos de Fotografia, e Profª. Edneia Casagranda, dos cursos de Farmácia/Biomedicina

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Copyright - univali.br - 2019 - Todos os direitos reservados

Estudantes são selecionados para participar do Rondon 2018