Estudantes do CAU participam de oficina de sabonete artesanal

Atividade foi ministrada pelo Projeto Reduzir e Reciclar

por Gabriel Fidelis | 25/10/2019

Os estudantes do Colégio de Aplicação da Univali (CAU), Campus Itajaí, participaram de uma oficina para produção de sabonete natural esfoliante, na última quinta-feira, dia 24 de outubro. O evento foi direcionado aos adolescentes do Ensino Fundamental II.

oficina sabonete CAU.JPG

A iniciativa contou com a mediação da professora Gabriela Stahelin Pereira em parceria com a professora dos cursos de Farmácia e Estética, Daisy Netz, por meio do projeto Reduzir e Reciclar que trabalha a sustentabilidade e o descarte correto de medicamentos.

A oficina propõe a confecção de um produto que é tendência na linha cosmética, devido as suas vantagens associadas ao incentivo do consumo de ingredientes orgânicos, naturais e de qualidade. A atividade também estimula a mudança de hábito voltada à conscientização ambiental e aos cuidados com a própria saúde.

O encontro, realizado no bloco E da Univali, dividiu-se em seis etapas que consistiram em: extrair o corante natural do material que os próprios estudantes levaram; derreter a glicerina para a base do sabonete; misturar essências, corante e semente ao gosto dos estudantes; colocar no molde para secagem e confeccionar a embalagem, tarefa realizada manualmente pelos estudantes da oficina.

produção sabonete.JPG

Segundo a professora Gabriela, a proposta incentiva o conhecimento na área botânica, química e ambiental, cosmética e associa diferentes técnicas de laboratório. Além disso, desperta a visão empreendedora do estudante, pois se trata de uma área recente e promissora para o mercado de trabalho.

Ao final, com os sabonetes prontos, os estudantes ganharam certificado de horas e puderam levar para casa o produto confeccionado por cada um.