• Univali
  • Notícias
  • Espaço Multiuso recebe exposição de xilogravuras de Alvaro Galrão

Espaço Multiuso recebe exposição de xilogravuras de Alvaro Galrão

Série Orgânicas abre para visitação no dia 21 de novembro e segue até o dia 15 de dezembro, no Campus Itajaí


por Natália Uriarte Vieira | 16/11/2017

Itajaí – O Espaço Multiuso da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), anexo à Reitoria, no Campus Itajaí, recebe no dia 21 de novembro, a exposição de xilogravuras "Série Orgânicas", do artista plástico, designer e professor da Instituição, Alvaro Galrão. A visitação à mostra é gratuita e segue aberta até o dia 15 de dezembro.

exposição Àlvaro Galrão2.png

A xilogravura, técnica ancestral das gravuras, é apresentação na exposição em que o artista utiliza elementos gráficos de estruturas de DNA, da fauna, flora e arquitetura, também retratados em seu trabalho de pintura, escultura e fotografia.  Galrão cria um diálogo entre os elementos reais, captados visualmente, e o figurativo, por meio de interpretação de elementos pontuais das vertentes artísticas que o mesmo desenvolve.

exposição Àlvaro Galrão4.png

O autor estabelece um jogo metalinguístico ao se apropriar das curvas suaves traçadas intuitivamente e entalhadas com precisão na rigidez da madeira, contemplando a dualidade presente nos traços orgânicos que detém a delicadeza e a resistência, tanto nos elementos dispostos na natureza quanto nos criados pelas mãos do homem.

exposição Àlvaro Galrão.png

"Série Orgânicas" conta com vinte e duas obras, de tamanhos variados, impressas em papel oriental, com uso de técnicas tradicionais e artesanais próprias da xilogravura, destacam-se as linhas fluídas e sinuosas criadas pelo artista e a textura natural e singular característica dos veios da madeira.

Sobre o artista

Alvaro Galrão de França Neto é natural da cidade de Mairiporã (SP). Possui graduação em Desenho Industrial e Artes Plásticas pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo e é pós-graduado como especialista em Propaganda e Marketing pela Univali.  Possui exposições nas áreas de fotografia e artes plásticas.

Ele conheceu a técnica da xilogravura na graduação, no ano de 1993. Durante um período passou por outras áreas das artes, e depois de um tempo retomou a xilogravura, que juntamente com a fotografia são as técnicas que atualmente focam sua produção artística.

Galrão é professor da Univali há cerca de 14 anos, nos cursos de Design Gráfico, Design Industrial, Design de Moda, Design de Jogos, Fotografia e Artes Visuais, ministrando disciplinas voltadas para a área da criação.

Serviço
O que: Exposição de xilogravuras "Série Orgânicas", de Alvaro Galrão
Quando: De 21 de novembro a 15 de dezembro
Onde: No Espaço Multiuso da Univali, anexo à Reitoria, no Campus Itajaí
Entrada gratuita

Mais informações: (47) 3261-1235, na coordenação dos cursos de Design da Univali | (47) 3341-7580, na Seção de Arte e Cultura da Univali.

 

  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade