Ensino Superior catarinense é pauta de encontro na Univali

Deputados, representantes do DCE e da Acafe reuniram-se no Campus Itajaí  


por Natália Uriarte Vieira | 07/06/2019

Itajaí - As conquistas e os desafios do Ensino Superior em Santa Catarina, com foco principalmente na liberação, recente, de investimentos para as bolsas de estudo do Artigo 170 e do Artigo 171 foram os principais assuntos discutidos na reunião que ocorreu na manhã desta sexta-feira, dia 7 de junho, na Universidade do Vale do Itajaí (Univali).  O reitor, professor Valdir Cechinel Filho, recebeu, no Campus Itajaí, os deputados Rodrigo Minotto (PDT) e Onir Mocellin (PSL), acompanhado de representantes do grupo diretivo da Instituição, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe).

2019-06-07- Reunião Deputados - Frente Parlamentar Educação4.png

Minotto é o coordenador da Frente Parlamentar em Defesa das Instituições de Ensino Superior legalmente habilitadas a funcionar em Santa Catarina. A visita do parlamentar à Univali integra sua agenda após a articulação que fez junto ao governo do Estado e da Secretaria de Estado da Educação, que resultou na liberação de mais de R$200 milhões de bolsas dos Artigos 170 e 171. Já no início do encontro, deu-se espaço para os representantes dos estudantes manifestarem-se.

O presidente do DCE, Leandro Freitas, disse que os alunos receberam com alegria a notícia sobre os investimentos nas bolsas. Ele frisou a importância da representatividade e da aproximação entre os gestores públicos, as Instituições Públicas de Ensino Superior (IES) e os estudantes, para que as oportunidades de bolsas e outros incentivos no segmento sejam divulgados e a informação chegue a toda a comunidade acadêmica.

"Ventos positivos sopram de forma especial e favorável ao ensino superior catarinense, em especial às universidades comunitárias. Estas bolsas são fundamentais para o ingresso e permanência de muitos alunos no Ensino Superior. Além disso, o envolvimento dos estudantes nas iniciativas de extensão e pesquisa elevam a nossa posição, notoriedade e impactam toda a comunidade", ressaltou o reitor.

2019-06-07- Reunião Deputados - Frente Parlamentar Educação2.png

Durante o diálogo, Mocellin também destacou que encontros como o desta sexta-feira, assim como outros já realizados na Universidade, apresentam interesses da coletividade, salutares para o desenvolvimento e transformação da sociedade. Já Minotto, chamou a atenção para a necessidade de interlocução permanente entre todos: "Investir na educação é o futuro do nosso Estado. Sinto-me feliz de ser útil, por coordenar esta Frente Parlamentar, que seguirá buscando subsídios aos estudantes e às Instituições de Ensino", completou.

O encontro contou ainda com a participação do vice-reitor de Extensão e Assuntos Comunitários da Univali, José Carlos Machado, e da equipe da Acafe - do secretário executivo, Pedro Ivo Koehntopp, e do assessor, Adriano Rodrigues, que também desempenharam papel fundamental na articulação para obtenção dos investimentos. Koehntopp falou que com a liberação dos recursos houve o rompimento de momentos críticos, de desgaste e vulnerabilidade, superados com a articulação e fortalecimento das instituições e educação catarinense.

Mais informações: (47) 3341-7575, na Reitoria.
  • Compartilhe:

Comentários



Voltar para todas as notícias

Univali

Copyright - univali.br - 2022 - Todos os direitos reservados

Política de Cookies

Política de Privacidade