Encontro em São José reúne estudos sobre áreas da computação

Atividade contará com palestra, apresentação de pesquisas e competição de resolução de derivadas

por Wagner José Mezoni | 18/06/2019

São José - Entre os dias 24 e 28 de junho ocorre a Semana de Iniciação Científica promovida pelo curso de Ciência da Computação da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia do Campus da do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), localizado no MundoCar Shopping, no bairro Kobrasol, em São José. O evento reúne apresentações dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), além de palestras e oficinas gratuitas direcionadas para acadêmicos.

Na ocasião, entre os TCCs, serão debatidos temas como design de aplicativos e plataformas para desenvolvimento, tecnologias para desenvolvimento de interfaces, desenvolvimento de jogos 2D, modelagem de processos, tecnologias para detecção de pele humana, reconhecimento de Libras, avaliação de desempenho de baralhos competitivos, plataforma de recomendação turística, sistema de controle aviário, previsão de preços de criptomoedas e arquitetura de computadores. As apresentações terão início na segunda-feira, 24, às 10h30 e encerram-se na sexta-feira, 28, às 17h30.

Também serão realizadas palestras. Na terça-feira, 25, às 19h, na sala 112, haverá apresentação de Celso Barbado, da empresa Resultados Digitais. Na sequência, Anita Fernandes e Fernanda Labiak falarão sobre arquitetura da Big Data. Na quarta-feira, 26, às 19h, no mesmo local, Fábio Rocha fala sobre mobilidade urbana e internet das coisas. Já, na quinta-feira, 27, às 19h, é a vez de Michel Reips, que apresentará o processo de desenvolvimento de sistemas Cliente/Servidor de alto desempenho, baixa latência e pouco código.

O encontro contará, ainda, com mais uma edição da competição "Rei da Derivada", que ocorrerá na terça-feira, 25, às 19h na sala 114. A disputa tem como principal função desmistificar a derivada, conceito matemático que faz parte das disciplinas de Cálculo, presente em todos cursos da área de exatas e que é, para muitos, sinônimo de temor.

2019-06-18-rei-da-derivada.jpg

Para a atividade serão formados grupos que travam batalhas entre si com um único desafio: resolver a função proposta no menor tempo possível. A pontuação é individual e os integrantes mais pontuados de cada grupo seguem para a próxima chave, formando um novo grupo até chegarem a final. O evento é gratuito e aberto ao público.

Outras informações: (48) 3211-2033, com Anita Maria da Rocha Fernandes, coordenadora do curso de Ciência da Computação da Univali em São José.