Encontro em São José reúne estudos sobre áreas da computação

Atividade contará com palestra, apresentação de pesquisas e competição de resolução de derivadas

por Wagner José Mezoni | 13/11/2019

São José - Entre os dias 18 e 22 de novembro ocorre a Semana de Iniciação Científica promovida pelo curso de Ciência da Computação da Escola do Mar, Ciência e Tecnologia do Campus da do Campus da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), localizado no MundoCar Shopping, no bairro Kobrasol, em São José. O evento reúne apresentações dos trabalhos de conclusão de curso (TCC), além de palestras e oficinas gratuitas direcionadas para acadêmicos.

Na ocasião, entre os TCCs, serão debatidos temas como análise de sentimentos no contexto da língua portuguesa e no contexto do Twitter, desenvolvimento de interfaces Restful, tecnologias para detecção de pele humana, criação de modelos de Matchmaking e arquitetura de instruções risc-v. As apresentações terão início na segunda-feira, 18, às 19h e encerram-se na sexta-feira, 22, às 20h30.

Paralelamente, na terça-feira, 19, às 19h, Jeferson Viana ministra treinamento com o tema "Refatorando código legado java com T.D.D.". No dia seguinte, quarta-feira, 20, às 19h, haverá apresentação de Rodrigo Marques Demoly, programador na Underfire Team e desenvolvedor indie do jogo Linemotion, que falará sobre flow em jogos e sua relação com a Gaming Disorder.

O encontro contará, ainda, com mais uma edição da competição "Rei da Derivada", que ocorrerá na segunda-feira, 18, às 19h. A disputa tem como principal função desmistificar a derivada, conceito matemático que faz parte das disciplinas de Cálculo, presente em todos cursos da área de exatas e que é, para muitos, sinônimo de temor.

Para a atividade serão formados grupos que travam batalhas entre si com um único desafio: resolver a função proposta no menor tempo possível. A pontuação é individual e os integrantes mais pontuados de cada grupo seguem para a próxima chave, formando um novo grupo até chegarem a final. Todo o evento é gratuito e aberto ao público.​

Outras informações: (48) 3211-2033, com Anita Maria da Rocha Fernandes, coordenadora do curso de Ciência da Computação da U​nivali em São José.​